CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Inovação

Professor do IFFluminense propõe modelo de rede inovador em congresso internacional

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 07/12/2016 09h30, última modificação 07/12/2016 12h02
Fabrício Barros, professor do curso técnico em Informática, propõe um novo modelo de comunicação centrada em informações para ambientes veiculares.
Fabricio Barros

Professor pretende desenvolver novos trabalhos a partir dos resultados já obtidos.

Fabrício Barros, docente do curso técnico em Informática do Campus Bom Jesus, esteve em Nova Iorque (EUA) para participar do 12th IEEE International Conference on Wireless and Mobile Computing, Networking and Communications, fórum destinado à troca de conhecimento entre pesquisadores, desenvolvedores e profissionais de tecnologia sem fio e móvel. Ele apresentou o artigo Interest-Centric Vehicular Ad Hoc Network, no qual sugere um novo modelo de rede centrada em informação, chamado de InteRest-Centric Ad Hoc Network for Vehicular Environments (RadNet-VE).

O objetivo deste modelo é ser um substituto ou complemento dos modelos cuja comunicação é centrada no Internet Protocol (IP), principal protocolo de comunicação da internet e responsável por endereçar e encaminhar os pacotes que trafegam pela rede mundial de computadores. Além disso, o modelo proposto pelo professor visa ser um modelo genérico de comunicação, centrado em informação para ambientes onde veículos são capazes de se comunicar uns com os outros e com elementos de infraestrutura encontrados em rodovias, estradas e ruas, tais como sinalizações de tráfego.

A participação no evento é vista pelo professor como de “grande importância, pois dá visibilidade não somente para o trabalho publicado, mas também aos núcleos de pesquisa envolvidos no trabalho e as intituições às quais eles pertencem”, avalia. A partir dos resultados alcançados por meio de experimentos de simulação, Fabrício pretende desenvolver novos trabalhos baseados em mapas realísticos de cidades. “Estes novos experimentos devem fornecer resultados cujos objetivos são a consolidação do novo modelo de comunicação proposto e a criação de uma plataforma para o desenvolvimento de aplicações veiculares”, planeja.

Fabrício Barros

Atualmente, Fabricio é integrante dos grupos de pesquisa
"Núcleo de Sistemas Complexos" e "Internet das Coisas".

O trabalho - O protocolo de comunicação da RAdNet-VE (RAdNet-VE Protocol – RVEP) foi projetado com intuito de atender aos requisitos de comunicação das categorias de aplicações para redes ad hoc* veiculares. Neste sentido, o RVEP pode fornecer um substrato de comunicação, onde é possível disponibilizar tanto aplicações para Internet do Futuro quanto aplicações para Sistemas Inteligentes de Transporte, uma vez que o protocolo é capaz de fornecer comunicação de baixa latência, altas taxas de entrega de dados, escopo de comunicação bem definido, escalabilidade e serviços de comunicação baseado em grupos de baixo custo computacional.

O artigo completo está disponível AQUI.

Núcleos – O trabalho foi desenvolvido em parceria com as instituições às quais o professor está vinculado. São elas: Núcleo de Sistemas Complexos - IFF Campus Bom Jesus do Itabapoana; Laboratório de Arquitetura e Microeletrônica - COPPE/UFRJ e Laboratório de Computação Móvel e Paralela – COPPE/UFRJ. 

 *Redes formadas espontaneamente, que não precisam de infraestrutura de rede pra que os nós se comuniquem. Todos os dispositivos da rede funcionam como um roteador, encaminhando comunitariamente informações que vêm de dispositivos vizinhos.


Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana