CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Rio 2016

Professor ministra palestras sobre educação na Casa da Finlândia

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 26/08/2016 10h20, última modificação 26/08/2016 10h27
Troca de experiências aconteceu durante Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Servidores de outros campi do IFFluminense prestigiaram o evento.
Professor falou sobre suas experiências na Finlândia

Daniel avaliou metodologias participativas que podem ser adotadas no Brasil.

O sistema educacional finlandês, conhecido como um dos melhores do mundo, foi assunto da programação da Finland House (Casa da Finlândia, em português) durante os jogos olímpicos do Rio de Janeiro. Para discutir o assunto, o diretor de Pesquisa e Extensão do Campus Bom Jesus do Itabapoana, Daniel Coelho, ministrou palestras durante os três dias de evento. Também estiveram presentes o diretor-geral do campus, Carlos Freitas, e o diretor de Gestão Agroindustrial, Adriano Costa.

Daniel foi um dos servidores do Instituto Federal Fluminense participantes do Programa VET Teachers, que proporcionou treinamento metodológico voltado para aplicação de métodos participativos, além de conhecimento sobre o sistema de gestão educacional finlandês. A aplicabilidade destes aprendizados e as experiências no Brasil foram os assuntos de suas palestras. “Compartilhei também um pouco da dificuldade que temos com a sala de aula tradicional e como podemos modificar um pouco os ambientes de aprendizagem com foco nas metodologias participativas, que consideram o aluno como centro do aprendizado”, acrescenta. Ele acredita também na importância de compartilhar a responsabilidade do aprendizado, que “deve ser do professor e do estudante”.

Cada uma das exposições contou com público de aproximadamente 45 pessoas, cujos questionamentos foram voltados para as diferenças entre os sistemas educacionais finlandês e brasileiro. O interesse estava em avaliar o que poderia ser replicado e adaptado para as práticas de educação no Brasil. Neste sentido, Daniel acredita na necessidade de capacitação de servidores e docentes para proporcionar um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e estimular a autonomia dos alunos na busca pelo conhecimento.

Além do diretor de Pesquisa e Extensão do Campus Bom Jesus, o evento contou com a presença de servidores de vários campi do Instituto Federal Fluminense.

Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana