CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Extensão

Projeto “Agir para Reconstruir” oferece capacitação a jovens da Comunidade Bethânia

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 16/11/2017 13h30, última modificação 16/11/2017 14h01
Oficinas de preparo de pão, pão de queijo e bolo de cenoura aconteceram na última terça-feira, dia 12, no novo laboratório de panificação do Campus Bom Jesus.
Turma com o coordenador, Heliton, e a professora Marisa

Aulas aconteceram no novo laboratório de panificação do Campus Bom Jesus.

Oito jovens atendidos pela comunidade Bethânia, que atua na recuperação de dependentes químicos no município de Italva-RJ, participaram nesta semana da segunda aula do curso de Boas Práticas no Manuseio de Alimentos, oferecida por meio do projeto “Agir para Reconstruir”, coordenado pelo servidor do IFF Campus Bom Jesus Heliton Pinheiro. A primeira oficina aconteceu nas dependências da comunidade e foi ministrada pela professora Marisa Ribeiro, com o apoio de alunas do curso técnico concomitante em Alimentos.

O segundo encontro, realizado na última terça-feira, dia 14, foi precedido por um passeio pelo campus, com direito a visita aos setores produtivos, almoço no refeitório e conversa com servidores da instituição. Durante a tarde, o novo laboratório de cereais e panificação recebeu o grupo para as atividades práticas, quando aprenderam a preparar adequadamente as receitas de pão bisnaguinha, pão de queijo e bolo de cenoura. As professoras Kátia Kawase e Marisa Ribeiro foram as responsáveis pelas aulas, também com o auxílio de alunos do curso técnico em Alimentos. “É muito gratificante ver nossa escola abrir as portas para esta clientela, que se encontra com sua autoestima muito baixa e com grandes feridas a serem cicatrizadas”, conta Heliton. Além das oficinas, o projeto realiza sessões de debate por meio do projeto Cineclube Debates, promove campanha de doação de alimentos para a instituição e tem trabalhado na formação de um pomar.

A próxima oficina está marcada para o dia 21 de novembro e acontecerá novamente em Bethânia. As receitas previstas serão empadão e pastel de forno. Para o próximo ano, o coordenador do projeto já pensa em ampliar a capacitação oferecida aos jovens, que comercializam os alimentos produzidos. “Acredito que temos uma longa estrada a caminhar e aumentar esta parceria para o próximo ano. Com o curso de meio ambiente, poderemos abordar a preservação das nascentes, implantação de uma piscicultura e palestras com nossos alunos”, antecipa.