CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Projeto do IFF participa do Boletim Faperj, veiculado pela rádio Roquette Pinto

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 03/03/2022 14h05, última modificação 03/03/2022 22h38
O projeto Café IFFluminense foi pauta do programa, que é transmitido às segundas-feiras pela emissora. Episódio também está disponível on-line.
Café IFFluminense atua em todas as etapas da produção de café

Que o café é uma das paixões nacionais brasileiras todo mundo sabe. No Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana o produto é levado a sério e estudado a fundo pela equipe do Café IFFluminense, projeto da AlQualis Jr., coordenado pelo professor Daniel Coelho, e vinculado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O projeto foi destaque no Boletim Faperj, programa veiculado semanalmente, às segundas-feiras, pela Rádio Roquette Pinto, e que também está disponível na página da Fundação. A estudante Thatiana Aparecida Xavier Borges, do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA), falou sobre o objetivo, as ações e conquistas do projeto. Confira:

O Café IFFluminense busca auxiliar os produtores da região onde o IFF Bom Jesus está inserido, oferecendo assessoria desde o plantio, incluindo toda a parte de manejo no campo, até a finalização, com processamento, embalagem e rotulagem. Um dos produtores atendidos pelo projeto é Estanislau Kotska, estudante do Campus Bom Jesus, que teve seu produto premiado durante o 5º Concurso de Cafés Especiais do Rio de Janeiro, obtendo a maior nota em toda a história da competição. “Ele está fazendo todo o processamento de torra, embalagem e rotulagem com a gente e já temos outros produtores que estão se filiando ao laboratório”, conta Thatiana, que é bolsista no laboratório e diretora de Projetos da AlQualis, empresa júnior do CTA.

Outra ação que vai ampliar a atuação do projeto é a criação da Cafeteria Escola, onde a população poderá conhecer os cafés da região e adquiri-los, se assim desejarem. Além disso, estão previstas novas bolsas para alunos que desejarem atuar no laboratório e vagas para voluntários.

Os interessados em conhecer e contratar os serviços prestados pelo projeto podem entrar em contato pelo telefone (21) 2391-1849, pelo e-mail contato@alqualisjunior.com.br ou pelo site www.alqualisjunior.com.br. O laboratório também está aberto à visitação, no módulo II do IFF Bom Jesus.