CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Inscrições abertas

Projeto seleciona bolsista de Iniciação Científica Junior

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 09/08/2019 10h19, última modificação 09/08/2019 12h35
Interessados podem se inscrever até o dia 11 de agosto, por e-mail.
Inscrições abertas

O projeto Isolamento e atividade antimicrobiana de bactérias ácido láticas autóctones da região Noroeste Fluminense”, coordenado pela médica veterinária do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana, Paula Bastos, selecionará um bolsista de Iniciação Científica. Os interessados devem enviar um e-mail para pabastos@iff.edu.br, com nome completo, matrícula, curso que frequenta, série e, em anexo, o histórico acadêmico. O candidato receberá uma mensagem de resposta, confirmando sua inscrição.

A seleção será realizada por meio de entrevista, que será realizada no dia 12 ou 13 de agosto, no período da tarde. O horário será agendado com a coordenadora. Podem participar estudantes matriculados no segundo ano do curso técnico, que estejam cursando a disciplina de Microbiologia. Deve ter disponibilidade de horário para desenvolvimento das atividades, que acontecerão no período diurno e, eventualmente, noturno. O candidato selecionado receberá uma bolsa de R$ 100,00, conforme tabela estabelecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

A proposta do projeto é isolar e caracterizar bactérias ácido láticas originárias da região noroeste fluminense, oriundas de leite cru e queijo frescal artesanal e detectar sua atividade antimicrobiana. As análises serão desenvolvidas no Laboratório de Microbiologia de Alimentos do IFF Campus Bom Jesus do Itabapoana. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis abaixo.

Resumo do projeto – Alimentos fermentados são consumidos mundialmente, sendo as bactérias ácido láticas (BAL) historicamente relacionadas com esses produtos. A produção de derivados lácteos fermentados pode ocorrer na indústria através de cepas controladas de BAL ou de forma tradicional artesanal com uma microbiota dessas bactérias, nativa e diversificada. O objetivo desta pesquisa é isolar e caracterizar bactérias ácido láticas autóctones da região noroeste fluminense oriundas de leite cru e queijo frescal artesanal, bem como detectar sua atividade antimicrobiana. O leite cru a ser avaliado será proveniente de tanques de expansão de propriedades que comercializam seu produto para Cooperativa de Laticínios da região. As amostras de queijo frescal artesanal terão por origem feiras e produções locais tradicionais. As análises serão realizadas no Laboratório de Microbiologia de Alimentos do Campus Bom Jesus do Itabapoana, Instituto Federal Fluminense. O isolamento será realizado nos meios agar MRS e agar M17, com incubação a 37ºC e 30ºC, respectivamente, por 48 horas. Será realizada identificação preliminar baseada em critérios fenotípicos e bioquímicos das BAL e teste para detecção de atividade antimicrobiana contra patógenos em alimentos (Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Salmonella enterica). As cepas serão congeladas e estocadas, constituindo um repositório de BAL autóctones para fins de estudos posteriores de identificação até espécie e potencial uso em alimentos fermentados regionais.