CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Capacitação

Seminário propõe debate sobre economia solidária e agricultura familiar

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 15/05/2018 11h00, última modificação 15/05/2018 11h23
Evento oportunizou a troca de contatos, experiências e expectativas para ações futuras.
Seminário de Economia Solidária e Agricultura Familiar

Evento foi realizado pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do IFF (ITCP/IFF).

O Seminário de Economia Solidária e Agricultura Familiar reuniu, na última quarta-feira, dia 9 de maio, 175 participantes, entre alunos, servidores, produtores rurais e interessados pelo assunto. O evento começou com o oferecimento de um café da manhã para os inscritos, que tiveram a oportunidade de trocar experiências antes do início da programação.

O diretor-geral do Campus Bom Jesus, Carlos Freitas, abriu o evento falando sobre os arranjos produtivos locais e sua relação com a economia solidária, tema abordado pelos dois palestrantes convidados. Inessa Salomão (CEFET-RJ) explicou o panorama da economia solidária no Brasil, traçando um histórico da mesma e apontando o quanto tem se estendido em relação à questão agrária e o quanto há para avançar no tema.

À tarde, o palestrante Ricardo Scalea (Coopterra MST-ES) falou sobre como a agricultura familiar e a cadeia produtiva devem ser pensadas em uma cooperativa, abordando também os meios para que a agricultura familiar tenha produtividade e retorno para os pequenos produtores.

Encerrando a programação, uma roda de conversa possibilitou uma troca de experiências. “Foi muito interessante nessa mesa observar como o IFFluminense tem sido referência na região e a atuação importante que tem feito através das ações de extensão”, orgulhou-se a coordenadora da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do IFF (ITCP/IFF), Paula Bastos. A representante dos pequenos agricultores de Apiacá-ES, Eva Marina, citou essas ações ressaltando as expectativas e ganhos que a associação vem tendo graças aos cursos oferecidos pelo Campus Bom Jesus, em áreas como piscicultura e cafeicultura.

Membros dos Núcleos de Estudos Agroecológicos dos Campi Cambuci e Itaperuna também participaram da discussão, pensando sobre assuntos relativos à extensão rural e ações no campo. “O evento foi muito positivo. Estamos muito satisfeitos, pois entendemos que ali fizemos contatos que permitem pensarmos atividades futuras, detectar grupos potenciais para darmos apoio, pensando em uma pré-incubação”, concluiu Paula.

O Seminário de Economia Solidária e Agricultura Familiar foi uma realização da ITCP/IFF.