CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Simulados ajudam alunos do IFF Bom Jesus a se prepararem para o Enem

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 09/09/2020 14h58, última modificação 09/09/2020 15h29
Estudantes dos terceiros anos já participaram de três simulados e notam melhorias no desempenho nos testes.
Simulados ajudam alunos do IFF Bom Jesus a se prepararem para o Enem

- Foto: Divulgação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 está previsto para os dias 17, 24 e 31 de janeiro de 2021. Milhões de candidatos de todo o país farão as provas, que possibilitam o ingresso em universidades públicas e privadas do Brasil e do mundo. Os alunos dos terceiros anos do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana já estão se preparando e, para testar os conhecimentos, participam de simulados online criados pelos professores da instituição.

“A proposta do simulado foi uma demanda dos alunos dos terceiros anos, de forma a mantê-los ativos durante o período de suspensão do calendário acadêmico”, explica o diretor de Ensino do IFF Bom Jesus, Rafael Gardoni. Até o momento foram realizados três simulados, contemplando questões objetivas distribuídas por eixos do conhecimento e proposta de redação nos modelos do Enem. Cada simulado contou com 25 questões, sendo cinco para cada um dos eixos: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; além de questões do Eixo Técnico.

Os testes foram criados por meio do Google Formulários e disponibilizados por um período de seis horas, nos dias determinados. “Fizemos dessa forma para que o aluno pudesse se organizar e responder em um prazo maior, respeitando esse momento de pandemia”, explica o diretor. Dois simulados incluíram propostas de redação, cujas temáticas foram “Tempo, arte e ciência: como a sociedade deve encarar os desafios impostos pela pandemia de coronavírus?” e “Equilíbrio emocional em questão: os desafios e reflexões no cuidado com a saúde mental”. Os textos poderiam ser enviados por foto ou arquivo digital e a correção trazia comentários dos professores.

De olho em uma vaga para o curso de Publicidade e Propaganda, Monique da Silva Vieira, estudante do Curso Técnico Integrado em Informática, participou do segundo simulado. Em sua redação, abordou a importância da inclusão digital para facilitar o acesso de estudantes à educação durante o período de distanciamento social, e ficou bastante satisfeita com a correção e nota obtida. Para ela, a prova também foi bem organizada e a experiência foi útil para seu preparo. “Gostei da maneira como o simulado foi organizado e da escolha dos conteúdos abordados. Achei tudo bem pertinente para o Enem. Espero que venham outros”, afirma.

João Mateus Ferreira Ribeiro, aluno do Curso Técnico Integrado em Agropecuária, participou dos três simulados. O desânimo causado pelo ritmo atípico de estudos durante a quarentena deu lugar à motivação quando notou a superação de algumas dificuldades encontradas no primeiro teste. “Os resultados, sejam eles bons ou ruins, são uma motivação. Por meio deles pude perceber a necessidade de investir mais nas matérias em que eu senti mais dificuldade. Investi em superá-la com esforço e o saldo foi definitivamente positivo”, conta. Segundo ele, os testes proporcionaram uma noção do que realmente é o Enem e possibilitaram o desenvolvimento de habilidades como interpretação de texto e administração do tempo para resolução de cada questão.

A professora Camila Valinho participou das correções e elogiou o desempenho dos discentes. “Eles usaram dados para embasar seus argumentos e, no geral, as notas foram boas. Não tiveram muitos erros de grafia, obedeceram às estruturas do Enem e não fugiram do tema”, avalia. Cerca de 50 alunos participaram dos simulados e, segundo o diretor de Ensino, Rafael Gardoni, espera-se que a iniciativa se torne um projeto de ensino para continuar auxiliando os estudantes no preparo para o exame.