CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Esporte

Torneio Interclasse movimenta primeiro sábado letivo do bimestre no IFF Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 19/09/2022 22h01, última modificação 19/09/2022 22h20
Estudantes se surpreenderam com desempenho ao tentarem novas modalidades durante o evento.

Quadra poliesportiva recebeu nova pintura para início do segundo semestre letivo.

Nem a chuva e o frio desanimaram os atletas e torcida que prestigiaram o segundo Torneio Interclasse de 2022, realizado no último sábado, dia 17, no Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. Estudantes dos três anos dos cursos técnicos integrados participaram do atletismo, com salto em distância e salto em altura; basquete e tênis. O evento foi criado pela coordenação de Educação Física, com o objetivo de estimular os discentes a conhecerem novas modalidades, interagirem e praticarem o conteúdo estudado durante o bimestre.

A descoberta de talentos e habilidades marcou a manhã de competições para alguns dos atletas, como a aluna Laura Lima Polido, do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente. Ela conquistou o primeiro lugar feminino no atletismo, após um desempenho inesperado. “Foi uma surpresa nas duas provas (salto em distância e salto em altura). Não esperava me destacar no salto em distância, pois era minha primeira vez tentando. O salto em altura eu já tinha feito antes, então achei que seria melhor”, disse. O resultado foi um estímulo. Segundo ela, quer treinar saltos, e tentar um novo desafio: a marcha atlética.

Salto em Altura - Daniel Freitas NascimentoOutro estudante do primeiro ano que se surpreendeu e conseguiu unir toda a torcida a seu favor foi Daniel Freitas Nascimento (foto), do Curso Técnico em Alimentos. Estreante no salto em altura, ele deixou os colegas para trás e, ao final, passou a competir consigo mesmo em busca da marca mais alta. A expectativa de quem assistia aumentava a cada salto, até alcançar a medida de 1,65m. “Eu não tinha a intenção de participar no salto em altura, mas me pediram para ir e participar. Tenho um impulso muito bom, por praticar outros esportes, mas não esperava que eu fosse chegar a uma altura dessas”, confessa. Ele também não havia treinado previamente, exceto pela aula de saltos que teve antes das férias escolares. Ele atribui o preparo ao futevôlei e, apesar de apto a se desenvolver na modalidade, disse que sua prioridade atualmente é o basquete.

E por falar nele, o basquete reuniu estudantes de diversas turmas na formação de dois times em um jogo de exibição. Luiz Henrique Soares da Silva, do Curso Técnico em Meio Ambiente, foi o cestinha da partida e elogiou a interação com os colegas proporcionada pelo evento. “Gostei muito de participar. Fiquei feliz em ver até quem não é adepto da modalidade jogando. É muito bom ver o pessoal praticando outros esportes, além do futebol”, afirmou, citando a popularidade desse último.

Assistir ao jogo despertou em Thuany Alves de Oliveira Alexandre, do terceiro ano de Alimentos, a vontade de aprender a jogar também. Durante o torneio ela participou da partida de tênis, como estreante. “A gente treinou algumas vezes antes de jogar, nas aulas do Ciddllan, mas como jogo mesmo foi a primeira vez. Achei o torneio muito interessante, principalmente o basquete, pois nunca tinha reparado nos jogos”, lembra. Atleta de futebol, futsal e vôlei, ela também participou dos Jogos Intercampi do IFFluminense, realizados em agosto.

Para os professores de Educação Física do Campus Bom Jesus, o evento superou as expectativas. “O mais importante é a participação de cunho educacional. Estamos sempre pensando no desenvolvimento deles enquanto seres humanos. Nosso objetivo não é formação de atletas profissionais, mas promover a apreciação do esporte”, pondera o professor Jocelyn Gomes Moises. “A motivação que nos alavanca é a alegria nos olhos dos estudantes, a felicidade de ver um discente que pode seguir uma carreira esportiva, como o salto em altura; de ver um time iniciante jogando com um time já experiente e estarem lutando na mesma briga, na mesma dimensão. Isso é fundamental e extremamente gratificante”, acrescenta o professor Ciddllan Silveira Gomes Faial, para quem as próximas edições serão ainda melhores.

Confira algumas fotos:

Os próximos torneios acontecerão nos dias 19 de novembro de 2022, com ginástica, vôlei e capoeira; e 11 de fevereiro de 2023, com o V Festival de Dança do IFF Bom Jesus, futebol e polo aquático ou nado peito.