CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Trabalho desenvolvido no IFFluminense ganha primeiro lugar em evento

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 05/06/2017 16h00, última modificação 05/06/2017 16h05
A médica do Campus Bom Jesus, Ligia Faial, apresentou o trabalho no 24º Pesquisando em Enfermagem.
A servidora Ligia Faial

Trabalho foi baseado no retorno dos alunos a pergunta proposta pela pesquisadora.

“Dinâmica das urnas: a saúde na escola na percepção do aluno adolescente” foi o título dado ao trabalho vencedor, apresentado pela médica Ligia Faial no 24º Pesquisando em Enfermagem, realizado na Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 26 de maio. A premiação foi a publicação imediata do artigo na Revista Anna Nery, além de uma placa de reconhecimento e certificado para todos os autores. O artigo disputou o Prêmio Saúde da Criança e do Adolescente com um grupo da Universidade Estadual do rio de Janeiro, que ficou em segundo lugar.

A publicação é fruto da dissertação de doutorado da servidora, que distribuiu urnas pelo Campus Bom Jesus para receber a resposta dos alunos à seguinte pergunta: O que você entende sobre a saúde na escola? Entre os resultados obtidos, Lígia destaca que os discentes definem o conceito de saúde de maneira semehante à Organização Mundial da Saúde: estado de completo bem estar físico, social e psíquico, não apenas ausência de afecção e enfermidade.

“Também clamam por atendimento nos três turnos, por maior número de profissionais no setor, com uma política de acolhimento voltada para os anseios dos alunos adolescentes e ressaltam a importância da educação em saúde como ferramenta da promoção da saúde ao multiplicar conhecimento e consolidar atitudes e comportamentos seguros ao enfrentamento dos riscos e vulnerabilidades”, completa.

O trabalho conta com co-autoria de Cidllan Faial, professor de Educação Física do Campus Bom Jesus; Rose Mary Silva, Eliane Pereira e Vilza de Deus, da Universidade Federal Fluminense.