CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Viagem

Turma de Meio Ambiente participa de aula de Geografia no centro do Rio de Janeiro

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 29/11/2022 10h22, última modificação 29/11/2022 10h42
Atividade proposta pelo professor Wedson Pacheco encantou os estudantes, muitos dos quais tiveram a oportunidade de visitar a capital fluminense pela primeira vez.
Turma de Meio Ambiente participa de aula de geografia no centro do Rio de Janeiro

Aula interativa abordou os principais fatos e acontecimentos da cidade.

As visitas técnicas estão entre as atividades favoritas dos estudantes. Os destinos mais comuns são aqueles ligados à formação técnica dos discentes, como laboratórios, fazendas, indústrias e empresas de diversas áreas e setores. O último destino da turma de terceiro ano do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, contudo, foi um pouco diferente. Acompanhados pelo professor Wedson Pacheco, que ministra a disciplina de Geografia, eles visitaram a cidade do Rio de Janeiro para conhecer de perto alguns dos lugares que marcaram e influenciaram a história do Brasil.

A caminhada pelas ruas do centro, becos e vielas, passando por prédios antigos, proporcionou uma viagem no tempo nessa aula de campo no Centro Histórico. Uma interessante mistura entre o antigo e o novo, observando e entendendo as transformações históricas da cidade, e a revitalização pela qual o centro vem passando. É uma maneira interessante e descontraída para conhecer a história do Brasil e do Rio de Janeiro”, explica o professor. O desenvolvimento e as transformações do centro da cidade, a urbanização carioca, os centros culturais e artísticos e a valorização do patrimônio foram alguns dos temas abordados durante o passeio.

Os estudantes adoraram a proposta e, para alguns, foi a primeira vez na cidade maravilhosa. “Gostei muito de viajar para o Rio de Janeiro, conhecer mais sobre a história da cidade e visitar alguns pontos turísticos, como a Escadaria Selarón e o Pão de Açúcar. Foram novidades pra mim, pois nunca tinha ido até lá, só via pela internet”, conta o aluno Luis Felipe Silva Martins. O que ele achou mais interessante foi ir até a Catedral, “que tem o formato de cone e é muito bonita por dentro”. Além disso, a vista do alto do Pão de Açúcar o surpreendeu: “dá pra ver boa parte da cidade e como ela é linda”, lembra.

Segundo o professor Wedson, o trabalho de campo é um importante elemento para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, pois permite ao discente compreender os aspectos de realidades complexas a partir de elementos empíricos, além de dinamizar o trabalho do docente ao viabilizar uma articulação teórico-prática entre os conteúdos trabalhados em sala.