CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Competição

Velocidade, força e estratégia marcam dia de atletismo no JIF Sudeste

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 30/08/2017 21h00, última modificação 10/10/2023 12h32
Atletas disputaram 13 modalidades, na pista de atletismo da 2ª Companhia de Infantaria de Campos dos Goytacazes.
Lançamento de dardo

Corrida, arremesso de peso, revezamento, lançamento de dardo, lançamento de disco, salto em distância e salto triplo foram as modalidades disputadas nessa terça-feira, dia 29, pelos participantes do Atletismo nos Jogos dos Institutos Federais da Região Sudeste. O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foi o grande destaque, colecionando 19 subidas ao pódio.

Os atletas atribuem o sucesso às intensas horas dedicadas a treinamento e preparo físico durante a semana. “Treinamos todos os dias após as aulas, com o objetivo de conseguir um bom resultado”, conta Giovani dos Anjos Fontoura, do Ifes. Apesar de estreante no JIF Sudeste, ele conquistou medalhas de ouro nos 100 metros rasos, nos revezamentos 4x400 e 4x100 e prata no salto em distância. Ex-atleta do futebol, ele deixou os campos quando chegou ao Ifes e conheceu o atletismo, ao qual dedica de uma hora a uma hora e meia por dia em treinamentos com a equipe. Aluno de eletrotécnica, vai disputar a etapa nacional no IF Sul de Minas, em Poços de Caldas.

Outra estreante com passaporte garantido para a competição nacional é Carolina Hirata, que conheceu o atletismo ainda na infância. Ela sempre participa de competições de corrida e treina com frequência, esforço que permitiu a conquista do ouro nos 100 e 400 metros rasos e medalha de prata no revezamento 4x400. O Instituto Federal Fluminense também subiu ao lugar mais alto do pódio, com o aluno Jéft Fabrício Brito de Oliveira, no salto triplo. Ele conta que a equipe se dedicou a treinamentos em revezamento e modalidades de corrida, mas a classificação foi creditada à sua habilidade. “O treinador fez mudanças na última hora e me escalou para o salto, por acreditar que tenho boa impulsão. Fico feliz em representar nossa instituição na etapa nacional”, orgulha-se.

Todas as provas aconteceram na 2ª Companhia de Infantaria de Campos, antigo 56º Batalhão de Infantaria do Exército, e contaram com o apoio dos militares. “É uma grande honra poder contribuir com esse evento. O esporte está muito arraigado à cultura militar e é muito satisfatório ver os alunos chegando, competindo em nossas pistas. Esta é também uma oportunidade de os jovens interagirem com o exército, nos conhecerem, saberem de nossa rotina”, avalia o Major Bottrel, comandante da 2ª Cia de Infantaria de Campos.

A terça-feira também foi de futebol, natação, vôlei de areia, tênis de mesa e xadrez na programação do JIF. Confira todos os resultados das disputas do dia 29 de agosto AQUI.