CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Bolsas e Auxílios

Bolsas e auxílios oferecidos a alunos do Campus Bom Jesus do Itabapoana

O Programa de Assistência Estudantil do Instituto Federal Fluminense é o conjunto de ações, serviços e projetos que visa possibilitar a democratização das condições de acesso, permanência e conclusão de curso pela minimização dos efeitos e impactos da desigualdade social estrutural na vida dos estudantes e suas famílias. Esses efeitos e impactos podem se materializar de diversas formas, o que engloba dificuldades para satisfazer necessidades humanas básicas como comer, vestir-se, alimentar-se, morar, transitar e consumir bens e serviços fundamentais para o seu pleno desenvolvimento e participação social como cidadão. O objetivo é contribuir para a democratização do acesso, da permanência e da conclusão do curso dos estudantes.

O IFFluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana, por meio da Diretora de Assistência Integral na Formação do Estudante (Daife), oferece os seguintes auxílios e bolsas:

  • BOLSA PERMANÊNCIA IFF: Concessão de auxílio financeiro mensal, cujo objetivo é contribuir na redução dos índices de evasão escolar e na melhoria do desempenho acadêmico do aluno.

  • BOLSA EDUCAÇÃO PARA NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (ENEE): Concessão de auxílio financeiro mensal para estudantes com necessidades educacionais especiais, cujas famílias possuem renda bruta per capita de até 1 (um) salário mínimo e meio.

  • MORADIA ESTUDANTIL (VAGA NO ALOJAMENTO): Concessão de vagas nas Moradias Estudantis do campus para estudantes que residam em localidades (urbanas ou rurais) com distância superior a 20 km ou em localidades de difícil acesso/deslocamento, cujo o percurso diário comprometa a assiduidade às aulas ou que tenham residência inicial e definitiva em município distinto de Bom Jesus do Itabapoana e de Bom Jesus do Norte.

  • AUXÍLIO TRANSPORTE: Concessão de auxílio financeiro para auxiliar e subsidiar, parcialmente, as despesas com transporte especial e/ou coletivo do percurso diário da residência do estudante ao Campus Bom Jesus do Itabapoana.

  • AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO-TRANSPORTE DE FIM DE SEMANA: Concessão de auxílio financeiro mensal a estudantes que residam nas Moradias Estudantis.