CAMPUS CABO FRIO

Química

Alunas do IFFluminense conquistam primeiro e segundo lugares em concurso de redação

por Comunicação Social Campus Cabo Frio e Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 03/05/2022 15h10, última modificação 03/05/2022 15h10
Elas participaram da etapa regional do concurso de redação da Sociedade Brasileira de Química e estão classificadas para a etapa nacional.

A etapa regional do Concurso Nacional de Redação da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) teve o Instituto Federal Fluminense nas duas classificações mais almejadas pelos participantes. Hérica Aparecida Paes da Silva, do terceiro ano do Curso Técnico Integrado em Petróleo e Gás do Campus Cabo Frio, e Danielle das Neves Rodrigues Viana, do segundo ano do Curso Técnico Integrado em Química do Campus Bom Jesus do Itabapoana, conquistaram o primeiro e o segundo lugar na competição, respectivamente.

Dissertando sobre o tema “Contribuições da Química para o Desenvolvimento Sustentável e Soberano do Brasil”, as estudantes garantiram, além de prêmios em dinheiro, participação na etapa nacional, cuja premiação acontecerá em Maceió – AL, durante a 45ª Reunião Anual da SBQ.

Hérica escreveu sobre como a química pode ajudar a incentivar o crescimento sustentável, desenvolvendo produtos biodegradáveis e minimizando seus impactos no meio ambiente. Segundo ela, foi a primeira vez que participou de um concurso de redação, incentivada pela professora de química orgânica Renata Nunes, do IFF Cabo Frio. Ficou muito surpresa com o resultado, pois participou do concurso como se fosse um trabalho de disciplina.

Já Danielle foi classificada primeiro na etapa escola, promovida pelo IFF Bom Jesus. A professora de Química Maiara da Silva Santos soube do concurso e enviou o convite às turmas do Curso Técnico em Química. Para sua surpresa, o número de interessados foi grande, tornando necessária a seleção interna, tendo em vista que apenas dois textos poderiam ser indicados para representar a escola.

A professora de Português Sarah Vervloet, além de auxiliar os estudantes interessados, participou da escolha das redações e elogiou a produção de Danielle. “Em princípio, minha avaliação do texto dela já era muito positiva, pois demonstrava o domínio da linguagem e, sobretudo, apresentava uma criatividade, um jogo com as palavras, que demonstrou, por um lado, o quanto a aluna domina o conteúdo de Química aprendido na escola, e por outro, como ela se apropria bem da linguagem - o que certamente aprendeu nas aulas de Língua Portuguesa e outras disciplinas. Assim, o resultado não surpreende porque o texto da aluna tem realmente muitas qualidades, mas nos alegra ainda mais por ter alcançado notoriedade nesse concurso tão prestigiado.”, avaliou.

Danielle também afirma não possuir muita experiência em produções textuais. O sonho de obter uma redação nota 1000 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a levou à adoção de algumas práticas que ajudaram a melhorar suas habilidades, como pesquisar, estudar e treinar redação. Para isso, a estudante utiliza até aplicativos gratuitos em plataformas digitais. “O meu conselho é que todos busquem fazer o mesmo. Como o ditado diz, ‘se há uma coisa que ninguém pode tirar de você, é o conhecimento’”, orienta. Para ela, a escrita é a forma mais bonita e sincera de expressar sentimentos e pensamentos.

Interdisciplinaridade – O concurso oportunizou a prática de um dos princípios do Ensino Médio Integrado, que é promover esse diálogo entre disciplinas. “Acabou sendo uma atividade integrada de Química com Redação. Foi a primeira vez que trabalhei com a professora Sarah. Aprendemos muito uma com a outra. Gostei muito de termos feito essa atividade com os alunos, saindo um pouco das atividades rotineiras e tradicionais”, conta a professora Maiara.

A experiência também foi bem avaliada por Sarah, que acredita na interdisciplinaridade como meio de alcançar uma escola mais próxima da realidade complexa e diversa em que vivemos. “Acho que o mais importante nessa parceria está o fato de que vimos como é possível professoras de áreas distintas trabalharem juntas, num movimento de troca de saberes e experiências. Somente isso é suficiente para gerar em nós, professoras, e na escola de um modo geral, um sentimento de vitória”, concluiu.

Mais informações sobre o concurso de redação da SBQ podem ser obtidas AQUI.