CAMPUS CABO FRIO

Caravana da Ciência retoma as atividades nas escolas da região

por Comunicação Social Campus Cabo Frio publicado 24/06/2022 16h44, última modificação 24/06/2022 17h39
O Programa de extensão Caravana da Ciência tem o intuito de apresentar experimentações e exposições desenvolvidas por professores e alunos do Campus Cabo Frio.
Alunos do curso em biologia fazem apresentação dos trabalhos.

Essa semana foi realizada uma  das ações do Programa de Extensão Caravana da Ciência, que apresentou, junto com os licenciandos e professores do curso de Licenciatura em Biologia, trabalhos desenvolvidos nas áreas de Bioquímica (Tampão, dosagem de proteínas, enzimas, extração de Ácidos Nucleicos) e Anatomia Vegetal (estruturas secretoras de plantas utilizadas na alimentação e em chás).

A Caravana apresentou experimentações e exposições no CIEP 458 Hermes Barcelos, no bairro Jardim Esperança, no município de Cabo Frio.  Os estudantes foram orientados pelos professores Manildo Oliveira e Marcos Leal Costa.

Segundo o professor Manildo, o objetivo dessa ação é criar uma atmosfera aprazível que proporcione aprendizado de ciências e desmistifique algumas concepções que distanciam o conhecimento científico da realidade dos estudantes, além da atividade estar vinculada as ações de curricularização da Extensão nas licenciaturas do Campus Cabo Frio.

Esta nova ação de extensão chamada de Programa de Extensão foi estabelecida no campus após alguns anos (desde 2017) que o Projeto Caravana da Ciência iniciou inspirado em outras ações extensionistas desenvolvidas desde a sua criação na cidade (em 2008, como UNED Cabo Frio e 2009 como IFF). Este modelo permite que além da manutenção do projeto original, sejam implementadas mais ações de extensão como eventos e cursos de formação inicial e continuada (FIC). Além da Caravana da Ciência o Campus Cabo Frio conta também com o Programa de Extensão intitulado: “Comunidades Remanescentes de Quilombos da Região dos Lagos: Terra, Renda, Cultura e Educação”.