CAMPUS CABO FRIO

Qualidade de Vida

Coordenação de Qualidade de Vida do Discente organiza ações voltadas aos estudantes

por Comunicação Social Campus Cabo Frio publicado 08/12/2021 17h31, última modificação 08/12/2021 17h31
Implantada há menos de um ano, a nova coordenação estrutura demandas e ações voltadas para os discentes.

A Coordenação de Qualidade de Vida do Discente é ligada à Diretoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida. Coordenada pela servidora Lívia Cordeiro, conta com uma equipe multidisciplinar com assistente social – Lenon Araújo, psicóloga – Maria Carolina Barbalho, técnica em enfermagem – Joilma do Espírito Santo e nutricionista – Débora Santos.

O objetivo da coordenação é contribuir com o desenvolvimento integral e a qualidade de vida do corpo discente por meio do trabalho interdisciplinar, atuando em políticas e ações ligadas à promoção da saúde e bem-estar, na defesa dos direitos e promoção da cidadania para contribuir com a permanência e o êxito escolar dos discentes.

As ações estabelecidas são referentes a condução do programa de assistência estudantil (bolsas), condução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (merenda) e educação em saúde.

Uma das ações da coordenação foi o lançamento da primeira parte de um guia sobre saúde mental e cidadania, com o objetivo de orientar os discentes na busca por assistência em saúde mental. Desenvolvido pela psicóloga Maria Carolina e toda equipe, o guia pretende orientar aos estudantes quanto a importância da saúde mental. "Fortalecer as ações de Educação em Saúde no campus sempre foi um sonho nosso, afinal, somos uma escola e não um serviço de Saúde. O Guia do Estudante: Saúde e Cidadania nos coloca exatamente nesta rota, e essa primeira parte traz informações simples, mas importantíssimas para a promoção de saúde do discente à medida que a informação de qualidade é uma das chaves do acesso ao cuidado, " ressalta Maria Carolina.

A coordenadora Lívia Cordeiro diz que a escola é promotora da saúde e bem-estar, da cidadania e garantia de direitos. "Neste sentido, temos trabalhado com ações voltadas para os nossos estudantes, contribuindo para o seu desenvolvimento integral e a qualidade de vida dentro e fora do ambiente escolar.", explica.

Todas as informações relativas à coordenação e suas ações estão disponíveis aqui, no Painel do Estudante, no site do IFF.