CAMPUS CABO FRIO

Feira de Ciências

Feira de Ciências movimenta o campus na semana nacional de ciência e tecnologia

por Mônica Athayde Gonçalves publicado 16/11/2016 18h19, última modificação 16/11/2016 18h19
A Diretoria de pesquisa e extensão apresentou os trabalhos de professores de alunos durante a feira.
feira1.jpg

A Direção de  Pesquisa e Extensão do campus promoveu uma Feira de Ciências como parte integrante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), cujo tema este ano foi Ciência Alimentando o Brasil. Foram apresentados trabalhos de pesquisa e extensão realizados por professores e alunos da Instituição, para cerca de 200 alunos de escolas da região.

O objetivo do evento  foi de realizar atividades de divulgação científica e tecnológica para comunidade,  aproximando e motivando a população a discutir as implicações sociais da ciência e aprofundar seus conhecimentos.

Além disso, a Feira de Ciências cria oportunidade para que estudantes do ensino médio, técnico e de cursos de licenciatura possam mostrar seu potencial investigativo e inventivo nas mais diversas áreas do conhecimento. Promove ainda, o intercâmbio entre estudantes e professores de diferentes instituições de ensino da Região dos Lagos.

Segundo o Diretor de pesquisa e extensão, Manildo Marcião, a divulgação científica nos ajuda a entender como se constrói a ciência e sua importância para a sociedade. "Eventos dessa natureza despertam a curiosidade e despertam o interesse pelo conhecimento," resume Manildo.

A feira contou com a apresentação de experimentos dos alunos dos cursos técnicos integrados de Hospedagem e Petróleo e Gás, dos cursos técnicos de Cozinha, Química e Eletromecânica e das Licenciaturas em Biologia, Física e Química; visitação aos laboratórios do campus; observação astronômica, além da exposição do trailer da Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental (UPEA) que apresentou a importância do monitoramento de microalgas nocivas como forma de proteger a maricultura na região.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e comunicações (MCTIC), é realizada nacionalmente desde 2004.  Para sua realização, o MCTIC conta a colaboração de ministérios, universidades, institutos de pesquisa, fundações de apoio à pesquisa, instituições de ensino, museus e centros de pesquisa, instituições privadas, além de secretarias estaduais e municipais, em especial, secretarias de Ciência e Tecnologia e da Educação.