CAMPUS CABO FRIO

Notícias

Formação inicial e continuada

Servidores capacitam grupo de agricultoras do município de Casimiro de Abreu

por Comunicação Social Campus Cabo Frio publicado 15/06/2018 15h36, última modificação 21/06/2018 11h52
Servidores do campus realizaram um minicurso exclusivo para atender a demanda das agricultoras de Casimiro de Abreu.
casimiro1-1.jpg

   A proposta aconteceu a partir de uma reunião da Diretoria geral do campus, com a subsecretária de Turismo do município de Casimiro de Abreu, Luciana de Oliveira. A partir da demanda apresentada - de ensinar noções de conservação de alimentos e atendimento ao cliente - foi organizado um minicurso de manipulação de alimentos e receptivo para orientar as agricultoras do município na organização de um evento.

    Assim, cerca de 20 agricultoras ligadas à agricultura familiar em Casimiro de Abreu, passaram todo o dia no campus recebendo uma capacitação com orientação de boas práticas para produção e distribuição de alimentos, ministrada pela nutricionista Débora Santos, no período da manhã. Pela tarde, o professor da área de gastronomia e eventos, Fernando Melo, explicou como atender o cliente. Posteriormente, a professora Romilda Suinka, junto com alunos da turma de hotelaria, realizou uma análise e orientações sobre a concepção do evento.

    Jaqueline Messias, representante da secretaria de assistência social do município, que acompanhou as agricultoras no curso, explicou que o festival do aipim é promovido pelas agricultoras, com apoio da Prefeitura, avaliou que o curso foi uma grande oportunidade para capacitá-las e profissionalizar o evento. "No ano passado o festival teve um público maior do que o esperado. Entendemos que foi muito atrativo, por isso buscamos a colaboração da Instituição a fim de  aperfeiçoar o trabalho, e prepará-las melhor para o Festival desse ano.", finaliza.

  O diretor do campus, Victor Saraiva, reforça a importância da Instituição para o desenvolvimento profissional, lembrando que os cursos de capacitação, de formação inicial e continuada, são importantes porque atendem as demandas latentes da sociedade e reforça a importância da interiorização da Instituição. "Esse mini curso contribuiu para auxiliar num momento que precisaram de uma orientação pontual e pudemos atender com eficiência àquela comunidade, num evento voltado para ampliar o turismo, que é nosso foco." ressalta.

   O 2º Festival do Aipim acontecerá nos dias 4 e 5 de agosto, no município de Casimiro de Abreu e é organizado por 16 famílias de agricultores familiares.