CAMPUS CAMBUCI

Visita Técnica

Alunos visitam propriedades produtoras de leite em Cambuci

por Dayanne Vieira Maia publicado 20/01/2016 12h14, última modificação 20/01/2016 12h14
Os estudantes puderam aprimorar os conhecimentos obtidos em sala de aula, na disciplina de Zootecnia, por meio da vivência prática em duas propriedades rurais do município de Cambuci.
Alunos visitam propriedades produtoras de leite

A visita fez parte de aula prática da disciplina de Zootecnia

As visitas técnicas dos alunos do último módulo do Curso Técnico Concomitante em Agropecuária foram acompanhadas pela professora da disciplina de Zootecnia IV, Marize Bastos, e tiveram como tema o “Manejo prático na produção de leite em propriedades de pequenos produtores do entorno do campus Avançado Cambuci”.

De acordo com a professora Marize, além do contato direto e da troca de experiências com os produtores, “os alunos puderam conhecer a realidade e as particularidades das propriedades, o manejo prático de rotina com os animais, diferenças e semelhanças entre os manejos nas propriedades, manejo de pastagem e práticas de higiene na ordenha, que determinam a qualidade do produto final”.

A propriedade São Sebastião das Palmeiras, visitada no dia 15 de dezembro de 2015, possui 22 animais em lactação, utiliza pastejo rotacionado, com capim Mombaça e cana-de-açúcar para suplementação, sistema de irrigação moderno, ordenha mecânica, além de fazer toda a higiene da ordenha para manter a qualidade do leite, que vai para cooperativas.

A visita técnica à propriedade situada na localidade de Funil foi realizada no dia 21 de dezembro de 2015. Ela possui 22 animais, sendo 13 em lactação, utiliza ordenha mecânica, pastejo rotacionado em sua pastagem com três forrageiras diferentes: capim Mombaça, capim Tifton, e capim Brachiária brizantha, com sistema de irrigação. A propriedade participa do Programa Balde Cheio e já ganhou prêmios pela qualidade do leite e comprometimento com o bem-estar dos animais.

registrado em: ,