CAMPUS CAMBUCI

Conscientização social

Cambuci e o uso da água em discussão

por Comunicação Social da Reitoria publicado 04/04/2016 11h36, última modificação 04/04/2016 16h50
Importância do uso consciente e da preservação dos recursos hídricos foi foco de atividades realizadas pela prefeitura da cidade, das quais o campus Cambuci participou.
Dia Mundial da Água em Cambuci 1

A prefeitura de Cambuci realizou evento de comemoração do Dia Mundial da Água, no dia 22 de março de 2016. Palestras e plantio de árvores compuseram as atividades que, ocorrendo da Escola Municipal João Brito Castrilho até o centro da cidade, visaram mostrar a importância do uso consciente e da preservação dos recursos hídricos.

O campus Cambuci, que vem promovendo ações com o objetivo de fomentar a conservação do meio ambiente, realizou, no evento, o cadastramento de produtores e proprietários rurais no projeto Recuperação de Nascentes, com o intuito de conscientizar a comunidade agrária do uso consciente da água e das responsabilidades e riscos acerca do uso de agrotóxicos. Além disso, a unidade forneceu as mudas de árvores nativas e frutíferas que foram plantas no calçadão do centro da cidade.

O professor de Agroecologia do campus Cambuci Regis Josué Andrade participou como palestrante do encontro e destacou a importância informativa de iniciativas como essa, principalmente em escolas de educação básica. "Acredito que, com os debates realizados neste dia, com orientações alertando sobre como evitar gastos e danos ao meio ambiente, muitas das pessoas presentes se lembraram do momento de escovar os dentes, de tomar banho ou de cuidar da casa, por exemplo, refletindo sobre os gastos que normalmente não faria", destaca

Régis ainda acrescenta que eventos com esse perfil devem ocorrer em escalar maior, visto que cumprem um papel orientador e informativo, tanto para a comunidade externa quando para a comunidade escolar, destacando que "movimentos ambientais em geral são sempre bem-vindos, pois possuímos pesquisas aprofundadas e fundamentadas em preservação ambiental que se restrigem aos nossos alunos. Uma ação como essa fornece a oportunidade para dividirmos esse conhecimento com todos interessados, assim como para aprendermos com eles seus olhares de perceber e trabalhar o ambiente, ou seja, contribui para a troca de informações."

Campus Avançado Cambuci com Comunicação Social da Reitoria