CAMPUS CAMBUCI

Agroecologia

Núcleo de Estudos em Agroecologia do Campus Cambuci promove Dia de Campo

por Campus Avançado Cambuci com Comunicação Social da Reitoria publicado 11/04/2018 10h32, última modificação 11/04/2018 10h51
“Produção de Silagem” foi o tema do Dia de Campo.
Núcleo de Estudos em Agroecologia do Campus Cambuci promove Dia de Campo

O evento contou com a presença de aproximadamente 81 pessoas.

No dia 07 de abril de 2018 foi realizado o segundo Dia de Campo do Campus Avançado Cambuci, promovido pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA IFF Cambuci) em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ - Campus Leonel Miranda), a Secretaria de Defesa Sanitária do município e com o apoio da empresa Irmãos Ferreira e do diretor-geral do campus, Luiz Alberto Louzada Hosken.

Assuntos desde a produção de milho no campo até o resultado final da ensilagem e sua oferta aos animais foram abordados durante o Dia de Campo cujo tema foi “Produção de Silagem”. O evento contou com a presença de aproximadamente 81 pessoas entre produtores rurais de diversos municípios da região, estudantes dos Cursos Técnicos em Agropecuária e Agroecologia, Agronomia, Medicina Veterinária, além de técnicos da área.

Marize de Matos, professora e coordenadora de Pesquisa do campus, comenta que “foi possível perceber grande satisfação entre os produtores, que tinham muitas dúvidas no processo de produção de silagem. Os participantes ficaram satisfeitos e empolgados com as formas possíveis de realizar a ensilagem apresentadas, as quais podem facilitar e reduzir os custos do processo de forma prática e correta”.

A palestrante Elizabeth Processi, zootecnista e doutora em Ciência Animal da UFRRJ, elogiou “o interesse e o empenho dos produtores rurais por estarem presentes e disponíveis para aprender essa tecnologia de grande importância para a manutenção dos rebanhos na época da seca”.

Para o coordenador do NEA IFF Cambuci, Reynaldo Tancredo Amim, “o evento foi muito proveitoso e essencial para houvesse um estreitamento dos laços de convivência entre comunidade, produtores, parceiros de assistência técnica e extensão rural da região e o IFF Cambuci, possibilitando a melhoria na oferta de cursos e de eventos futuros por facilitar o levantamento das demandas da região”, finaliza.