CAMPUS CAMPOS CENTRO

CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO DO CAMPUS CAMPOS CENTRO

Lato Sensu

São direcionados à atuação profissional especializada e atualização de conhecimentos dos graduados no nível superior: bacharéis, licenciados ou tecnólogos. Têm carga horária mínima de 360 horas dedicadas as disciplinas e ao trabalho final do curso.

Curso de Pós-Graduação Latu Senso Cidades e suas Tecnologias

Capacitar profissionais das diversas áreas para o debate e atuação na arquitetura da cidade, contemplando requisitos tanto acadêmicos quanto profissionais, por meio de uma visão integrada de diversas áreas do conhecimento, bem como provê-los de ferramentas para concepção, planejamento, produção e gestão de espaços da cidade. Público Alvo: Profissional com nível superior nas áreas de Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo, Paisagismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Direito, Ciências Sociais, Administração e demais áreas afins

Arte para página de cursos de pós-graduação do IFF Campus Campos Centro

O curso de Especialização em Docência no Século XXI foi aprovado, em 2011, com o objetivo de “Construir competências técnicas científicas para a docência no ensino superior e médio/ técnico, alicerçada em uma visão mais ampla, abrangente, reflexiva e integrada de sociedade”. Ao longo dos anos, o curso atendeu a diversos alunos, contribuindo para as suas qualificações e estimulando-os, em vários casos, a seguirem a trajetória acadêmica. (Veja texto completo na página do curso).

Pós-Graduação Latu Sensu em Educação, Ambiente e Sustentabilidade

O curso de especialização em Educação, Ambiente e Sustentabilidade foi atualizado buscando consonância com as demandas profissionais e com as novas realidades sociais, educacionais e ambientais, com o objetivo de contribuir com a conservação do planeta e seus recursos para as futuras gerações, a partir de iniciativas sustentáveis. Em função da relevância, complexidade e dinamicidade das temáticas, a estrutura do curso foi elaborada visando refletir criticamente e atuar sobre questões ambientais a partir de conhecimentos teóricos-conceituais, metodológicos, práticos e aplicados à Educação e à Sustentabilidade.

Gestão,-Design-e-Marketing.jpg

O Curso de Especialização em Gestão, Design e Marketing visa capacitar gestores de empresas a desenvolver e lidar com os conceitos de design e marketing como diferencial competitivo para as organizações, assim como propiciar aos profissionais da área de Design e afins, conhecimentos relacionados à Gestão organizacional. Desenvolver redes de relacionamento e conhecimento de pessoas e organizações da área e afins. Estabelecer paradigmas relacionados ao desenvolvimento local através da capacitação de profissionais empreendedores na gestão da inovação dentro de suas áreas de atuação.

Literatura,-Memória-Cultural-e-Sociedade.jpg

A pós-graduação lato sensu em Literatura, Memória Cultural e Sociedade é um dos cursos pioneiros desse nível de ensino no IFFluminense. Fundado em 2004, o curso foi pensado como uma especialização que levasse os estudantes à reflexão teórica e à produção de pesquisas a respeito dos processos culturais, históricos e sociais, constitutivos de tradições locais e nacionais em contexto transnacional, materializados em objetos discursivos de diversas ordens, especialmente a produção literária, artística e jornalística, além de fontes históricas e documentais (Veja texto completo na página do curso).

Arte página inicial do curso Educação Básica e Saberes Pedagógicos na Contemporaneidade

O Curso de Especialização em Educação Básica e Saberes Pedagógicos na Contemporaneidade tem como objetivo promover o domínio crítico dos aspectos político-econômicos, pedagógicos e epistemológicos que marcam a Educação Básica na contemporaneidade; discutir os fundamentos teórico-práticos da docência na Educação Básica e debater questões atuais da Educação Básica à luz de referenciais teóricos críticos, visando a produção de conhecimento científico na área de educação.

Stricto Sensu

São voltados para a capacitação de profissionais mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. Os cursos de mestrado têm duração de dois anos e os de doutorado têm duração de quatro anos.

MestradoGestao.jpg

Embora os sistemas computacionais representem o eixo integrador da proposta (área de concentração), o discente não necessariamente tem que atuar diretamente na área de Computação, já que ambas linhas possuem projetos tanto para ingressos com perfil de desenvolvedores de soluções aplicadas, como para aqueles com perfil de implantadores destas soluções, ambos com visões críticas.  O curso identifica que as organizações produtivas possuem internamente duas vertentes onde os profissionais atuam: a gestão e a engenharia. 

Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias

O programa proporciona formação em ensino e suas tecnologias aos profissionais que atuam na área de ensino, visando tanto à produção e experimentação de tecnologias quanto à realização de estudos que envolvem os recursos tecnológicos relacionados à formação docente. Como público-alvo, tem-se os portadores de diploma de Curso de Graduação, obtido em cursos reconhecidos por órgão competente do Ministério de Educação (MEC), que possuam interesse em aprofundar seus estudos na área de Ensino.