CAMPUS CAMPOS CENTRO

Arquitetura e Urbanismo

15º Enepea pela primeira vez no IFF

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 04/11/2020 12h38, última modificação 17/11/2020 21h01
O encontro acontecerá em duas etapas: de 17 a 19 de novembro e de 24 a 26 de novembro.
15º Enepea

O 15º Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil (Enepea) discute, entre outras questões, a prática de ensino na área e a sua importância. O tema central, “Rupturas ou Continuidades?”, busca "identificar as atuais contradições e perdas, mas também as permanências e aquilo que resiste". Indagam seus organizadores: "Quais foram os recuos, as perdas e quais as atualizações na área que se fazem necessárias neste momento?" Em paralelo aos seus próprios desafios, arquitetos e urbanistas se vêem às voltas com uma pandemia mundial de Coronavírus e se perguntam: "como isso afeta nossa relação com os espaços livres? E como estes espaços podem colaborar no enfrentamento do problema?"

O evento estava marcado anteriormente para final de março e início de abril, mas a pandemia impôs o desafio de realizá-lo virtualmente. Lives têm sido realizadas com o objetivo de já ir incluindo as pessoas no Encontro e motivar a participação. Outro objetivo é apresentar a cidade e o Instituto Federal Fluminense. Em sua participação, o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães de Azevedo apresentou Campos dos Goytacazes como um polo universitário. É a primeira vez que esse evento está sendo organizado e apresentado em um instituto federal. A organização é de um dos núcleos de pesquisa do Instituto, o Ateliê de Pesquisas da Paisagem (APPA) coordenado pela professora Daniely Aliprandi e pelo professor Antônio Godoy. Dele participam ainda os professores pesquisadores Daniela Bogado, Fagner das Neves de Oliveira e Ana Paula Letieri e 13 estudantes. O Núcleo dedica-se ao estudo da paisagem de Campos dos Goytacazes e municípios vizinhos, como Macaé. Está alinhado ao Quadro de Paisagismo do Brasil (Quapá-SEL ) vinculado ao professor Silvio Macedo, da Universidade Estadual de São Paulo (USP).

Atividades - Alguns palestrantes e minicursistas são integrantes da Quapá. Trata-se do maior grupo envolvido no evento, criado originalmente pela arquiteta e paisagista Rosa Kliass. Ela é responsável ainda pela criação da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP). A premiação do Concurso Rosa Kliass de Arquitetura e Paisagismo é um dos pontos marcantes da programação do 15º Enepea. Palestras com profissionais que atuam no ensino e no mercado de trabalho da área, mesa institucional para discutir pesquisa, minicursos e apresentação oral de trabalhos integram os eventos acadêmicos.

O Encontro terá representantes da Capes, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e Abap. Estão programadas duas visitas remotas guiadas pelos professores pesquisadores Tetê Peixoto, vice-reitora da Universidade Estadual do Norte Fluminense professor Darcy Ribeiro e Aristides Arthur Soffiati, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ela em abordagem sobre o centro histórico de Campos e ele sobre as lagoas do Norte Fluminense. Haverá ainda concurso de projetos de estudantes e de fotografia amadora. Os anais do evento, por fim, resultarão em publicação de trabalhos acadêmicos.

Veja AQUI o site do evento com outras informações e faça sua inscrição.