CAMPUS CAMPOS CENTRO

Abertas as inscrições para o Parlamento Juvenil do Mercosul

por Comunicação Social do Campus Campos Centro/Ministério da Educação publicado 12/09/2018 15h32, última modificação 12/09/2018 15h32
Parlamento Juvenil do Merco Sul

Alunos do 1.º ou do 2.º ano do ensino médio regular ou do ensino técnico integrado de todas as escolas públicas do Brasil já podem se candidatar a uma das 27 vagas da quinta edição do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Quem quiser representar o Brasil no Mercosul durante dois anos deve elaborar um projeto com a orientação de um professor e enviá-lo até o dia 09 de setembro para o e-mail ai@mec.gov.br

O programa é promovido pela Assessoria Internacional do Ministério da Educação, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC), e tem como objetivo estimular o protagonismo juvenil por meio da implementação de projetos que tenham como foco fortalecer os jovens nas escolas e que visem minimizar problemas do cotidiano escolar.

Os projetos apresentados passarão por uma seleção inicial e os melhores serão divulgados no portal do PJM. Em seguida, será realizada uma eleição nacional e todos os jovens matriculados no ensino médio poderão votar e eleger seus representantes. Os mais votados representarão o Brasil durante o encontro internacional e durante qualquer evento ou encontro nacional e internacional. Na primeira edição foram 81 jovens concorrendo as 27 vagas; já na última, concorreram 108 jovens e 32.310 participaram indiretamente elegendo seus representantes.

O regulamento e o caderno de orientações para elaboração do projeto estão disponíveis no Portal do PMJ.