CAMPUS CAMPOS CENTRO

INCLUSÃO

Alunos lançam livro que ensina Matemática a cegos

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 05/11/2020 14h32, última modificação 06/11/2020 09h57
"Ensino do Teorema de Pitágoras para alunos com deficiência visual" é resultado da elaboração e experimentação de uma sequência didática feita durante a disciplina de Matemática Inclusiva no IFF Campos Centro.
Livro ensina Teorema de Pitágora a alunos cegos

Alunos da Licenciatura em Matemática são os autores do livro.Foto: Divulgação

Com o propósito de garantir mais um método de ensino e o acesso a uma educação inclusiva de qualidade, seis estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro lançaram, no dia 27 de outubro, o livro digital "Ensino do Teorema de Pitágoras para alunos com deficiência visual".

Felipe Avelino de Souza, Ráira Graziela Manhães Carvalho, Gabriel Abreu Moreira, Ameckson de Souza Ferreira, Bruna Beraldo de Souza  e Sandra Maria de Souza Silva, supervisionados pela professora  Mylane Barreto, que ministra a disciplina Matemática Inclusiva no Laboratório de Ensino e Aprendizagem da Matemática (Leamat), elaboraram o método que descomplica o entendimento do Teorema de Pitágoras por meio de materiais.

Uma das fórmulas mais conhecidas da Matemática, o Teorema de Pitágoras é o que afirma que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos de um triângulo retângulo.

A metodologia explicada no livro foi testada em um aluno do IFF, segundo Felipe Avelino. " Elaboramos uma sequência didática que permitiu o aluno com deficiência visual a compreender o ensino do Teorema de Pitágoras por meio do uso de materiais concretos e intervenção pedagógica", conta.

O livro está sendo vendido por R$ 11,41 no formato digital AQUI.