CAMPUS CAMPOS CENTRO

PESQUISA

Artigo sobre o uso de mapas mentais para ensinar o DNA é publicado em revista especializada

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 08/12/2020 15h33, última modificação 08/12/2020 16h49
A Actio: docência em ciências publicou o trabalho na última edição de 2020. O periódico é voltado à pesquisa em ensino nas áreas de Biologia, Química, Física, Ciências e Matemática.
Artigo de aluna e professora do IFF Campos Centro desenvolve método para ensinar a replicação do DNA

As autoras do trabalho publicado na revista Actio: docência em ciências são a aluna Danyelle Barros e a professora Natalia Crespo:Arte: Raphaella Cordeiro

O artigo "Uso de mapas mentais para avaliação do potencial educativo do modelo didático bidimensional sobre replicação do DNA" foi publicado em novembro na revista eletrônica Actio: docência em ciências que é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica – PPGFCET, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Os resultados da pesquisa retratados no artigo foram obtidos a partir do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da aluna Danyelle Barros apresentado ao Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro. O trabalho publicado na Actio, cujo Conselho Editorial reúne dezenas de pesquisadores de universidades públicas do Brasil, teve a supervisão da professora de Biologia Natália Crespo.

A utilização de mapas mentais para ensinar como se replica o DNA nas células se mostrou eficaz quando aplicada em sala de aula a alunos do Ensino Médio de uma escola particular e do IFF Campos Centro.

"O objetivo deste trabalho foi avaliar por meio da análise de mapas mentais a interferência mediada pela sequência didática estruturada para aplicação do modelo didático bidimensional sobre replicação de DNA entre discentes (alunos) do Ensino Médio. Os resultados apresentados demonstram interesse dos alunos em manusear o modelo didático bidimensional, além da motivação e interação nos encontros.Os mapas mentais produzidos após a sequência didática possuíam mais desenhos e textos relacionados ao tema, demonstrando a construção multiestrutural por meio dos diversos caminhos mentais que cada discente utilizou para elaborar o seu conhecimento sobre a replicação do DNA", explica Natalia Crespo.

O artigo completo está disponível AQUI.