CAMPUS CAMPOS CENTRO

XIII CONFICT E VI CONPG

Aumento no preço da conta de luz acelera procura por energia solar, aponta pesquisa

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 22/06/2021 11h46, última modificação 10/10/2023 13h07
O trabalho será apresentado no XIII Confict e VI Conpg nesta quarta-feira, 23 de junho. Os dois congressos acontecem online neste ano devido à pandemia de Covid-19.
Pesquisa registra aumento da instalação de placas fotovoltaicas

Trabalhadores instalaram placas fotovoltaicas no IFF Campos Centro em 2019.Foto: Letícia Cunha

A utilização de energia solar aumentou 31% em 2020 em relação ao ano anterior. A conclusão é da pesquisa de Iniciação Científica "Geração distribuída fotovoltaica: um estudo do crescimento no Brasil", desenvolvida pelo Curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro.

O trabalho será apresentado nesta quarta-feira, a partir das 14h, no XIII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict) e VI Congresso Fluminense de Pós-Graduação (Conpg). A aluna Ingride Estter e o professor Jonathan Velasco assinam a pesquisa que utilizou informações fornecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica para produzir a planilha comparativa.

"Com todos os dados obtidos e análises realizadas nota-se que está evidente o crescimento da energia solar a nível nacional com aproximadamente 31% a mais de potência instalada no ano de 2020 comparado a 2019. Vale lembrar, que o primeiro trimestre de 2020 foi um momento muito conturbado pelo início da pandemia que perdura até os dias de hoje, mas mesmo com esse fator o setor teve um crescimento expressivo", diz trecho do trabalho.

A falta de chuva e a seca dos mananciais que abastecem as usinas hidrelétricas, principais geradoras de energia elétrica no Brasil, obrigaram o acionamento das termelétricas que funcionam a partir da queima de combustível o que já elevou o valor das contas de luz por causa da adoção da tarifa vermelha, a mais cara para o consumidor.

Ingride disse que o aumento da procura por placas fotovoltaicas que transformam energia solar em elétrica acontece porque o consumidor tem pensado a longo prazo os próprios custos domésticos.

"Os fatores que contribuem para o crescimento são o aumento da conta de energia e a conscientização das pessoas por um mundo mais sustentável. O aumento do preço é o principal fator que contribui para que as pessoas utilizem a energia solar. Elas percebem que pagar o sistema sai muito mais barato do que pagar a conta de luz e que rapidamente o sistema se paga", explica.

O XII Confict e o VI Conpg acontecem de 22 a 25 de junho. As apresentações serão transmitidas pela plataforma Zoom-Galoá e pelo canal oficial da Universidade Estadual Norte Fluminense (Uenf) no Facebook.