CAMPUS CAMPOS CENTRO

Pela Vida

Campanha Setembro Amarelo recebe adesão de estudantes do Campus Campos Centro

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 14/09/2018 18h59, última modificação 14/09/2018 18h59
Trabalho é desenvolvido no campus pelo Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade (NUGEDIS) e seus parceiros.
Setembro Amarelo

Painel da campanha (Foto: Chaeny Abreu).

Estudantes do curso de Licenciatura em Letras e Design Gráfico em parceria com o Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade do campus Campos Centro (NUGEDIS) tiveram a iniciativa de  instalar um mural no pátio do Campos Centro, onde os demais alunos deixam de lado os tabus e compartilham seus recados de apoio e solidariedade.

Thayná Amaral, estagiária de Serviço Social no NAPNEE  e voluntária no NUGEDIS, diz que "é preciso chamar atenção para a importância de falar sobre os sentimentos. Isso é muito importante pata amenizar a pressão do estudante e fazer com que saibam que podem se abrir, podem pedir ajuda e que não estão sozinhos."

A servidora Ivanisy Capdeville, formada em Serviço Social comenta:

- A saúde mental na universidade tem sido tema recorrente e urgente. Com freqüência ouvimos relatos de estudantes enfrentando crises de ansiedade, fobias, depressão decorrentes das exigências da vida acadêmica e relações interpessoais. O objetivo do mural foi criar um espaço para "desabafo" a fim de dar visibilidade às questões apresentadas pelo estudantes do campus.

O Setembro Amarelo é uma campanha mundial de conscientização e de a prevenção ao suicídio. Considerado um problema de saúde pública, o suicídio acomete pessoas de todas as classes sociais e faixas etárias, incluindo uma grande parte de vítimas que tem entre 10 a 19 anos, segundo o Ministério da Saúde.