CAMPUS CAMPOS CENTRO

Solar

Parceria do Campos Centro com a Enel fortalece projeto de sustentabilidade

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 31/10/2019 18h09, última modificação 01/11/2019 10h48
Cerimônia com a presença do presidente da empresa marca entrega oficial de sistema de geração de energia limpa para o Campus.
Sustentabilidade

O diretor Carlos Alberto e o presidente da Enel Rio, Artur Tavares (Raphaella Cordeiro).

As previsões iniciais da gestão do Campus Campos Centro eram de uma economia financeira de até R$ 10 mil mensais com a entrada de atividade das 248 placas fotovoltaicas instaladas no telhado do Bloco B, mas na cerimônia, o diretor-geral do campus, Carlos Alberto Henriques, foi informado de que a economia pode chegar ao dobro. A planta de energia sustentável e a troca de lâmpadas fluorescentes por modelos LED fazem parte de uma Chamada Pública da Enel que contemplou o Campus Campos Centro em 2016.

Carlos Alberto explicou que a economia mensal na conta de energia "pode ser revertida em alimentação e bolsas para os alunos" e também "em capacitação para os servidores", além de custear projetos de pesquisa e extensão. "A gente tinha uma escola de 110 anos com Curso de Eletrotécnica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Automação, sem ter uma planta para trabalhar esta questão da sustentabilidade", comentou Henriques. Isso o preocupava quando iniciou a gestão em 2016, ano em que tomou conhecimento da Chamada Pública da empresa de energia e em que a gestão apresentou o projeto que resultou no investimento da Enel.

Durante a cerimônia, realizada na tarde desta quinta-feira, 31 de outubro, no Auditório Miguel Ramalho, Carlos Alberto disse que o IFF sempre manteve laços estreitos com as distribuidoras de energia, "mas a Enel está sendo realmente uma parceira com quem estamos colhendo bons frutos. Essa parceria permitiu darmos o pontapé inicial para uma nova ação no campus que é a sustentabilidade".

O presidente da Enel Distribuição Rio, Artur Tavares, destacou que o trabalho feito no IFF é a forma de materializar o projeto de sustentabilidade da empresa. "Sustentabilidade é criar a sociedade do futuro e ao mesmo tempo reduzir o consumo de energia". De acordo com ele, a multinacional investiu mais R$ 250 milhões em 185 projetos de eficiência energética. "Nosso projeto de hoje tem uma característica muito particular. Estamos trabalhando na educação, isso é muito importante. Estamos investindo R$ 870 mil reais em duas grandes frentes: geração distribuída, ou seja, a instituição começa ela mesma a gerar energia; outra é a instalação de 5.795 lâmpadas LED. Aumenta a durabilidade e reduz em até 15% o consumo". Ele também enfatizou a contribuição para a melhora do ambiente de estudo com uma iluminação mais eficiente.