CAMPUS CAMPOS CENTRO

COMBATE À COVID-19

Começa a preparação de álcool líquido e em gel para ser doado a asilos e alunos carentes

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 03/07/2020 19h01, última modificação 04/07/2020 10h01
Hospitais de Campos já receberam mais de 15 mil litros de álcool 70% líquido que foram separados em frascos menores e esterilizados pela equipe de professores do Curso Técnico em Química.
Álcool preparado em laboratório do IFF vai ser destinado a asilos e alunos carentes.

Equipe com 11 professores do Curso Técnico em Química trabalha na preparação e separação de álcool líquido e em gel. Fotos: Divulgação

Mais uma frente de trabalho para reforçar o combate à Covid-19 em Campos foi aberta pela equipe de professores do Curso Técnico em Química do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro nesta quinta-feira, 03 de julho. O Instituto comprou 3 mil litros de álcool 92% dos quais 1.200 serão transformados para o percentual de 70% pelos profissionais e depois doados na forma líquida e em gel a asilos e alunos carentes.

A ação institucional desde abril já produziu 1.500 litros de sabonete líquido com matéria-prima doada pelo Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro) e separou em frascos menores esterilizados cerca de 20 mil litros de álcool líquido 70% cedidos pela Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro) e a Usina Cana Brava à Prefeitura de Campos. A doação deste produto essencial para a higienização das mãos e de espaços compartilhados é enviado ao laboratório do IFF e depois distribuído a hospitais que tratam pacientes que foram contaminados pelo novo coronavírus.

Coordenadora da ação "Preparação e fracionamento de Álcool Etílico a 70%, e produção de Álcool Gel e sabonete líquido", Cintia Barreto reforçou que o álcool é altamente inflamável e só deve ser manuseado por profissionais capacitados e que por isso a equipe optou por transformar a quadra poliesportiva do IFF Campos Centro em um laboratório de química.

"Começamos a produção de álcool 70 a partir do álcool adquirido pelo IFF. Preparamos 70 litros que serão destinados aos asilos. Amanhã (sexta, 3 de julho) começaremos a produzir o álcool gel para o mesmo fim. A ideia é entregar para cada instituição um frasco de 10 litros de álcool 70 líquido e de 5 litros de álcool gel! Preparamos também 100 frascos de álcool 70 em gel para serem distribuídos aos alunos que se cadastraram para receber a cesta básica", explicou.

Os asilos que serão atendidos ainda estão sendo definidos. A cachaçaria Tellura doou outros 500 litros de álcool 92% que serão transformados em gel 70%. Cintia resumiu como é feita a transformação do produto. "Temos que diluir utilizando água deionizada e conferindo a concentração após a diluição com um alcoômetro", disse.