CAMPUS CAMPOS CENTRO

Pós-Graduação

Doutorado oferecido no IFF Campos Centro tem pesquisas alinhadas com objetivos da ONU

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 15/03/2023 20h10, última modificação 20/03/2023 08h38
Curso é gratuito e está com inscrições abertas até 31 de março.
Doutorado do IFF

Estudantes e professores, após aula inaugural da turma de 2022.

O Curso de Doutorado Profissional em Modelagem e Tecnologia Aplicados ao Meio Ambiente (AmbHidro) está com inscrições abertas em processo seletivo para sua quarta turma, com oferta de 15 vagas. Primeiro curso de doutorado do Instituto, ele integra o catálogo de cursos de pós-graduação do Campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF) em Campos dos Goytacazes.
A expectativa de seu coordenador, o professor pesquisador Jader Lugon Junior, é de formar uma turma bem diversificada: "Minha expectativa é ter a entrada de uma turma bastante diversificada, como as anteriores, com profissionais interessados na área ambiental e de recursos hídricos. Temos engenheiros, advogados, matemáticos, geógrafos, biólogos... Todos trazendo problemas interessantes para pesquisar e buscar soluções inovadoras para a sociedade.

Questões ambientais da atualidade, várias delas pensadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), integram o perfil do curso. Três alunos que iniciaram nas primeiras turmas falam de seus trabalhos acadêmicos, cuja finalidade será contribuir para as linhas de pesquisa do doutorado, com ganhos relevantes para o meio ambiente e a sociedade. É o caso da mineira Fernanda Raggi que de sua cidade tomou conhecimento do AmbHidro, buscou e conseguiu a vaga e está entusiasmada com o trabalho desenvolvido entre o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e o IFF.

Exterior -  "Estou desenvolvendo em minha pesquisa dois compostos naturais de duas frutas para descontaminar água que teve contato com vazamento de petróleo e com os rejeitos de minério dos acidentes de Brumadinho e Mariana. Então, eu faço a parte do experimento com minério aqui, em Minas, no IFMG, e a parte do experimento com petróleo, faço no IFF. Consegui a parceria entre os dois institutos e tenho um orientador em cada instituição. A partir destes compostos vamos gerar produtos para serem comercializados no mercado com preço mais acessível e gerar a patente, se possível", detalhe Fernanda.

Embora seja um curso novo, o doutorado construiu logo de partida relações acadêmicas expressivas no Brasil e no exterior. Um exemplo disso é refletido no caso do estudante Nikolas Gomes Silveira de Souza, selecionado para atuar no projeto da UERJ/IFF com a Universidade dos Açores e Universidade de Lisboa. Nikolas está em Portugal desde outubro de 2022. "Minha pesquisa de doutorado visa modelar a dinâmica do microplástico no ambiente marinho usando técnicas de modelagem computacional. Estudo os processos de movimentação da partícula de microplástico nos corpos hídricos no ambiente marinho.  Atualmente, estou atuando em estuário e oceano. Estou entusiasmado por ter sido aprovado em edital da CAPES/FCT para doutoramento sanduíche no renomado Instituto Superior Técnico de Lisboa em Portugal", destaca Nikolas.

Uma referência da faceta conciliadora do curso - entre mercado e academia - é o aluno André Leonardo Tavares Paula, da primeira turma (2020). Ele é bolsista do projeto MAI DAI pelo CNPq, atuando em parceria com a empresa Startup Roveq. Em sua dissertação, estuda a relação entre cobertura vegetal e recarga hídrica do solo. "A aplicação prática do meu trabalho é conhecer como recuperar áreas degradadas de forma eficiente para favorecer a recarga hídrica e aumentar a resiliência às mudanças climáticas", explica André.

Sobre o Curso

André Tavares: "O curso é interdisciplinar e o aluno desenvolve uma proposta ligada a alguma instituição demandante externa. Contribuir cientificamente com um produto tecnológico é desafiador e demanda dos alunos e professores uma melhoria contínua.

Fernanda Raggi: "Sou muito feliz neste curso, tenho amigos de sala que foram muito acolhedores, professores que são extremamente compreensivos, carinhosos, ajudam em tudo que precisamos, além de contribuírem de uma forma única e especial para nossa formação".

Nikolas Gomes: "Estou satisfeito com o programa de doutoramento AmbHidro do Instituto Federal Fluminense. O curso oferece um diferencial na forma como os alunos são orientados e lapidados por professores altamente qualificados. Fazer parte desta instituição e contribuir para a ciência é um privilégio que me traz muito orgulho".

Veja AQUI a página do curso.
   Veja AQUI o edital com todas as informações.