CAMPUS CAMPOS CENTRO

ENSINO

Curso de Matemática online abre inscrição de 2º módulo com 350 vagas e amplia participação

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 03/06/2020 11h41, última modificação 03/06/2020 13h38
Alunos de escolas públicas e privadas podem se inscrever até sábado, 06 de junho.
Curso de Matemática revisa conteúdos

O Curso de Matemática online promovido pelo Campus Campos Centro, do Instituto Federal Fluminense (IFF), abriu nesta quarta-feira, 03 de junho, o período de inscrições para o 2º módulo e ampliou a participação dos que desejam reforçar os estudos durante a suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia do novo coronavírus.

Alunos do IFF e das escolas públicas e privadas da região poderão se inscrever pelo formulário eletrônico até sábado, dia 06 de junho. O 2º módulo do curso de extensão terá 350 vagas disponíveis. A primeira etapa de aulas virtuais contou com a participação de 612 alunos do IFF e a avaliação do coordenador e professor de Matemática Alex Cabral foi positiva.

"Os alunos não se imaginavam estudando matemática via online. A grande maioria já avisou que irá se inscrever para o 2º módulo. Desta vez, abrimos para estudantes das escolas públicas, privadas e do IFF", disse.

Entre os temas que serão explicados nas aulas virtuais estão: operações com frações e potenciação/radiciação, propriedades dos números e fatoração, equações de 1º e 2º graus, funções exponencial e logarítmica, regra de três simples e notação científica, unidades de medida, números complexos e semelhança de triângulos.

As aulas virtuais irão começar em 10 de junho. O curso terá duração de 40 horas com encontros online quatro ou cinco vezes por semana. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e os alunos selecionados irão receber um e-mail de confirmação no dia 9 de junho.

Professores e alunos fazem avaliação positiva do 1º módulo

O 1º módulo do curso de extensão teve a participação de 612 alunos e 25 professores tutores e a experiência de ensinar e aprender a Matemática a distância foi inovadora para os participantes.

Para a aluna do IFF Campos Centro Isabela Caetano Bittencourt, do Curso Técnico em Edificações, o curso de Matemática online foi uma forma de rever conteúdos e adquirir mais conhecimento. "As aulas foram realizadas por uma plataforma virtual, na qual a professora apresentava-se por chamada de vídeo e ministrava uma explicação completa e eficaz, com o uso de slides e listas de exercícios para que os alunos pudessem praticar o que foi aprendido", conta.

O estudante Robert de Souza Gomes, do Curso de Eletrotécnica Integrado, disse que a proposta de oferecer a nós  uma educação a distância foi algo surpreendente. "Estávamos precisando desse apoio durante esse período de isolamento social. O curso em si foi ótimo, tive uma experiência excelente com o método utilizado, a didática, os materiais utilizados, os assuntos lecionados, tudo em um nível bem elevado, e de certa forma facilitou o acesso à aquisição de conhecimento", disse.

Ensino a distância

Para os alunos de cursos de Licenciatura de Matemática que foram os tutores do curso de extensão, ensinar a distância é um desafio para o professor.

" Aderir o ensino EAD (Ensino a Distância) foi preciso cuidado sobretudo ao utilizar as TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) de forma que fosse possível atrair a atenção do aluno proporcionando aulas mais interativas, como a utilização de Applets no GeoGebra, e ao mesmo tempo saber identificar se o aluno estava compreendendo ou não o conteúdo", disse Marcos Felipe Barreto Guimarães, aluno do 5º período da Licenciatura e Matemática da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).

"Participar desse projeto foi uma experiência completamente nova e trouxe a mim muitos aprendizados pessoais e profissionais. Diante do momento em que estamos vivendo, é importante que os futuros (e atuais) professores estejam abertos a inovações e tenham algum contato com o ensino a distância, usando as tecnologias disponíveis com o objetivo de propagar conhecimento", afirma Alice Pereira Stellet de Menezes, aluna do 7.º período da Licenciatura em Matemática do IFF Campos Centro e tutora do curso online.

Já para a tutora do curso online, Ana Carolina Serra Ribeiro, do 8° período da Licenciatura em Matemática pelo IFF, no 1º módulo houve o aprofundamento de conteúdos que são cobrados nas Olimpíadas da Matemática. " O contato com os alunos na plataforma EAD também foi um diferencial, pois trouxe uma nova janela de possibilidades para minha formação", disse.