CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

EXTENSÃO

Curso vai capacitar professores para utilizar tecnologias da informação no ensino

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 17/05/2022 10h35, última modificação 17/05/2022 10h35
Docentes das redes pública e privada podem participar. As inscrições poderão ser feitas até 29 de maio.
Curso de Extensão vai capacitar professores para o uso de tecnologias da informação

As inscrições vão até 29 de maio pelo site eventos do IFF.Arte: Raphaella Cordeiro

     O Curso de Extensão  em Informática Aplicada à Educação, do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro, está com inscrições abertas. Até 29 de maio, professores das redes pública e privada de ensino poderão se inscrever pelo site e concorrer a uma das 100 vagas disponíveis.

     O curso será ministrado pela plataforma Google Meet e terá emissão de certificado. Os encontros serão semanais. A carga horária da capacitação será de 80h. Coordenador do projeto, o professor do IFF Campos Centro José Elias da Silva Justo explica como vai ser a seleção.

  “O curso é ofertado preferencialmente para professores da rede pública, mas vamos atender também os professores da rede privada. É por ordem de inscrição, sendo que, caso ultrapassem as 100 vagas, iremos dar preferência aos professores da rede pública. É importante ressaltar que ofertaremos ainda neste ano outra turma, então todos podem e devem se inscrever, pois haverá cadastro de reserva para a próxima turma”, adianta.

    Neste ano, será a segunda edição do curso. Em 2021, foram capacitados 20 professores. O coordenador do projeto explica a importância de os docentes atualizarem as suas formas de ensinar.

  “A maioria dos professores pensa que pode utilizar o mesmo planejamento e "apenas" inserir recursos tecnológicos que transformará sua forma de ensinar e todo o processo educativo. Uma das dificuldades é entender que metodologia deve ser utilizada com as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), então abordaremos as três principais teorias: instrucionista, sociointeracionista e construcionista”, detalha.

   José Elias disse que a capacitação irá ensinar também o funcionamento de programas de informática de edição de texto e de apresentação. Segundo o coordenador do projeto, como utilizar as ferramentas colaborativas Google Drive e Google Docs, os recursos da internet e o Facebook estão no programa do curso.