CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Arredores do Campus

Segurança para estudantes é discutida em encontro com comando da PM

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 11/07/2018 16h08, última modificação 17/07/2018 19h45
Carlos Alberto Henriques e diretores de escolas foram recebidos pelo comando do 8º BPM.
PM e a comunidade escolar.

Carlos Alberto convidou o comando da PM para ministrar palestras sobre prevenção no campus.

A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira, 11 de junho, no 8º Batalhão de Polícia Militar. Durante o Encontro com a Comunidade Escolar, promovido pela corporação, o diretor geral do Campus Campos Centro fez um relato sobre situações de vulnerabilidade de estudantes, prestadores de serviço e servidores. 

Pelo Página do Campus no Facebook, a ex-aluna Bia Siqueira deu seu depoimento: "sai do IFF em 2010 e naquela época, talvez um ano antes, houve uma tentativa de assalto que graças a Deus não deu certo.Eu percebi e depois fui alertada por um menino!! Ou seja, essa situação é bem antiga!!!!"  Mateus Henrique da Silva também relatou seu caso: "há pouco tempo eu e uma amiga fomos assaltados em frente ao IFF. Fiz um Boletim de Ocorrência e também comuniquei à Ouvidoria" (do Instituto).

Também respondendo à postagem da Comunicação, Rudson Dias Medeiros, estudantes de Segurança no Trabalho contou seu quase assalto: "No final do mês de maio, às 18:40, estava chegando ao IFF pelo início da rua Dr Siqueira. Ao atravessar a rua João Sobral, fui abordado por dois meliantes em uma motocicleta azul, bem velhinha. Os dois estavam no sentido 28 de março, mas ao me verem parado na esquina esperando os carros passarem, retornaram e me abordaram com a famosa frase: perdeu, passa o celular! Percebi que ambos estavam desarmados, apesar de terem simulado estarem, e sai correndo no sentido 28 de março. Outras pessoas perceberam e começaram a gritar. Imediatamente desistiram e foram embora em outra direção, sem levarem nada". 

Reunião no 8º BPM - No encontro, o diretor agradeceu ao Comando da Polícia Militar pela atenção que já vem sendo dada, com a presença de policiais em viaturas (carro e motocicleta) na esquina da Avenida Oswaldo Cardoso de Melo e Rua Barão da Lagoa Dourada, ao lado do Ginásio de Esportes. Mas também solicitou que "o policiamento continue com maior frequência e que os policiais tenham viaturas durante a ronda". 

Os oficiais da corporação gostaram de saber que o campus deverá instalar câmeras externas no seu entorno e realizar o monitoramento. Para Carlos Alberto, medidas como orientações aos estudantes, no sentido de evitarem o uso de smartphones nas ruas próximas, andar acompanhados e as atuais câmeras instaladas nas entradas têm ajudado.

Outra iniciativa recente é a orientação para que na entrada dos estudantes (pela Rua do Barão) a exigência de apresentação de carteiras seja redobrada. As pessoas que visitam ou necessitam ingressar no campus têm de apresentar um documento com fotografia na entrada principal, na Rua Dr. Siqueira. Carlos Alberto informou ao comando da PM que já se encontra em fase de licitação a futura entrada pela Avenida Cardoso de Melo. Pretende-se solicitar à prefeitura, quando a portaria entrar em operação, a instalação do atual ponto de ônibus na nova entrada.