CAMPUS CAMPOS CENTRO

Egresso

Engenheiro de Controle e Automação tem robô de inspeção exibido em evento internacional

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 13/01/2022 19h46, última modificação 14/01/2022 07h33
Dispositivo foi criado em projeto apoiado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).
Inovação Tecnológica

CEO da Roveq, Thiago cursa atualmente o curso de Doutorado Profissional em Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos, oferecido pelo IFF (Foto: Divulgação).

Neste final de semana, o Jockey Club Brasileiro recebe o mega evento Rio Innovation Week com a participação de nomes como o cofundador da Apple, Steve Wozniak e o fundador do grupo Virgin, Richard Branson. De acordo com os organizadores "são mais de 500 palestrantes, além da presença de 1.000 startups e 190 expositores". É nesse ambiente de grande relevância para a inovação tecnológica brasileira que a equipe da Roveq Sistemas Embarcados, liderada pelo engenheiro Thiago Rodrigues, apresenta seu robô, um equipamento modularizável de multiconfiguração para vídeo inspeção de dutos. Com os aprimoramentos do projeto inicial de 2018, a empresa ganhou musculatura no mercado, como conta Thiago:

- Como resultado do projeto, tivemos um protótipo com grau de maturidade tecnológica TR-6 funcional e validado em ambiente operacional. O sucesso do projeto permitiu à startup ROVEQ, em poucos meses, replicar o protótipo em outras unidades e assinar contratos de prestação de serviços de inspeção com concessionárias de saneamento e construtoras.

Verticalização - O engenheiro personifica a missão do Instituto Federal Fluminense ao ser egresso do Curso Técnico de Informática, do Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação, ambos oferecidos no IFF Campus Campos Centro.

- Os  cursos superiores do IFF Campus Centro,  dentre estes os de engenharia, dão aos nossos egressos plenas condições de atuar tanto no mercado de trabalho, enquanto empreendedores, como também no segmento da pesquisa, buscando e trazendo para nossa região uma perspectiva contínua de desenvolvimento, enfatizando a razão da existência dos institutos federais - comenta o diretor de ensino dos Cursos de Bacharelado e Tecnologia, o professor Leonardo Sardinha.

Para o reitor do Instituto, professor Jefferson Manhães de Azevedo, a participação de Thiago e do projeto na Rio Innovation Week "mostra a densidade desse feito. Um jovem que teve todo seu percurso, sua formação em nossa instituição, mostra as consequências claras da verticalização do nosso processo educativo, enriquecido por todo processo formativo de inovação, de extensão e de internacionalização".