CAMPUS CAMPOS CENTRO

CIÊNCIA

Equipe das engenharias projeta carro elétrico e quer levar ideia a alunos carentes

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 27/10/2020 10h11, última modificação 27/10/2020 10h11
A Canibal E-Racing é formada por oito alunos dos Cursos das Engenharias Elétrica, Mecânica e Controle e Automação do IFF Campos Centro.
Equipe Canibal E-Racing na oficina do IFF Campos Centro

Fotos: Divulgação

A vontade de aumentar o conhecimento técnico-científico e estimular o uso de energias que poluem menos funcionaram como motores e deram a força necessária para que oito alunos dos Cursos das Engenharias Elétrica, Mecânica e Controle e Automação do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro formassem a equipe Canibal E-Racing, em 2019, e começassem a projetar a produção de um kart movido a eletricidade neste ano.

O projeto, além de estar conectado com o futuro dos automóveis, quer levar a ideia da importância da utilização de energias menos poluentes a alunos carentes, como explica a estudante de Engenharia Elétrica Alexia Aydée Penna da Cunha.

"Estamos focando em construir um kart elétrico para realizar um projeto educacional com crianças em vulnerabilidade social, ensinando-as sobre a importância dos veículos alternativos e despertando o interesse delas pela ciência, tecnologia e engenharia. Esse projeto de menor complexidade terá a função complementar de trazer experiência à equipe acerca do funcionamento de um veículo elétrico. Posteriormente, pretendemos projetar um carro de maior complexidade para competir na Fórmula SAE elétrica, o que trará visibilidade à instituição e ao município", adianta.

No momento os integrantes estão empenhados em planejar o kart. Nesta primeira fase, é feito o projeto de todos os componentes, o design e os cálculos. A equipe quer fazer ciência, mas também promover a sustentabilidade, já que os carros elétricos poluem menos que os movidos a óleo diesel e a gasolina.

Apoio

Após a volta das atividades presenciais no campus, ainda sem data para acontecer devido à pandemia, a equipe irá iniciar a segunda e a terceira etapas do projeto.

"A segunda etapa é baseada na execução, que ocorrerá depois da pandemia, em que fazemos toda a construção do projeto, envolvendo partes mecânicas, elétricas e eletrônicas e a integração delas. Finalizando, a terceira fase compreende os testes e a verificação da qualidade do projeto", disse.

Para viabilizar a construção do kart elétrico, os estudantes estão à procura de apoio financeiro. A equipe está vendendo uma rifa de um relógio inteligente cujos recursos serão investidos na compra de ferramentas e materiais. O sorteio vai acontecer em 11 de dezembro. Quem quiser apoiar o projeto poderá entrar em contato pelo e-mail canibaleracingiff@gmail.com ou pelo Instagram da Canibal E-Racing.