CAMPUS CAMPOS CENTRO

FEIRA DE OPORTUNIDADES E 7ª MOSTRE-SE

Estudante de 66 anos busca estágio e dá exemplo de deixar o cabelo em pé

por Vitor Carletti / Comunicação Social Campus Campos Centro publicado 27/09/2019 17h55, última modificação 10/10/2023 12h58
Maria Elizabeth Glória Rodrigues está no 8º período de Engenharia Civil e busca oportunidade na área.
Feira de Oportunidades e 7ª Mostre-se

Estudante de Engenharia Civil, Maria Elizabeth veio ao evento em busca de um estágio e testou o equipamento Van Graaff que é atração do stand da Cândido Mendes (Fotos: Raphaella Cordeiro)

À medida que o desemprego teima em assombrar os brasileiros, desistir é uma alternativa para muitos jovens. Persistir, porém, é o único verbo que Maria Elizabeth Glória Rodrigues, estudante do 8º período de Engenharia Civil, aceita conjugar a duas semanas de completar 67 anos. Ela veio à Feira de Oportunidade e 7ª Mostre-se nesta sexta-feira em busca de um estágio na área.

Maria Elizabeth foi testar o gerador de Van Graaff, equipamento que é atração no estande da Faculdade Cândido Mendes e que gera eletricidade por atrito e deixa o cabelo em pé. Corajosa, ela já havia feito o experimento nas aulas de Elétrica e resolveu repetir.

“Acho que o evento deve acontecer todos os anos. Só acho que as empresas devem estar mais disponíveis para aceitar principalmente dar oportunidades de estágios para formandos. Estou passando por essa dificuldade agora”, opina.

No mesmo dia em que é divulgado pelo IBGE que o Brasil tem hoje 27 milhões de trabalhadores subutilizados entre os quais estão 12,6 milhões de desempregados, os desalentados que são pessoas que desistiram de procurar emprego e aqueles que trabalham menos de 40 horas por semana, Maria Elizabeth deixa uma lição de vida para os mais jovens.

“Acho que o jovem hoje em dia é descansado em termos de buscar alguma coisa. Não sei se acostumou com a acomodação de que ‘alguém arranja para mim´. Não, você precisa correr atrás! Precisa ter dinamismo, confiança e objetividade. Difícil é. Mas, se não for, não tem prazer”, disse com um sorriso de quem sabe o que quer aos 66 anos.

Fila do currículo - A Feira de Oportunidades e 7ª Mostre, dois eventos promovidos pelo Fórum Interinstitucional de Dirigentes de Ensino Superior de Campos (Fidesc) e a Prefeitura de Campos,  abriu nesta sexta-feira a todo vapor. Estudantes e trabalhadores entregaram currículos e se inscreveram em vagas de emprego e estágio oferecidas pelas 40 empresas participantes.

O técnico em Mecânica Fernando Machado esperou na fila do stand da empresa de Aknor para entregar o currículo. “Tem muitas empresas aqui que eu nem conhecia e passei a conhecer. E estou tentando uma chance para ver se consigo alguma coisa. Sempre tem uma esperança”, disse.

A Silvana Rangel, que é técnica em Química e engenheira de Produção, também está confiante e à procura de uma oportunidade. “Quando a gente está desempregado, a gente precisa fazer o possível para retornar. Essa Feira que está acontecendo aqui no IFF é uma porta de entrada para esse retorno”, disse.

A Feira de Oportunidades e a 7ª Mostre-se vai até às 20h desta sexta-feira, 27 de setembro.