CAMPUS CAMPOS CENTRO

Estudante de matemática do IFF participa de projeto nacional de ciências

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 05/10/2018 16h50, última modificação 05/10/2018 16h29
Meta das pesquisadoras envolvidas é mudar a forma como os estudantes do ensino médio aprendem Matemática.
Matemática

Ranna e alguns materiais produzidos no laboratório para facilitar o aprendizado de matemática (Foto: Rakenny Braga)

Ranna Ambrosio, do 7º período da Licenciatura em Matemática do Campus Campos Centro, é uma das 41 estudantes brasileiras que participarão da segunda etapa do Projeto Meninas na Ciência, a ser realizado durante a 2ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília. Ranna trabalha em dois protótipos elaborados em estudo de construção de materiais didáticos. Esse tipo de material pode ser empregado em sala de aula facilitando noções espaciais, nem sempre percebidas ao se estudar nos livros planos.

No Meninas na Ciência, Ranna está trabalhando nos protótipos caixa de projeção e labirinto. Com a caixa pretende-se facilitar a percepção da projeção ortogonal, em que se estuda sobre a vista superior, inferior e laterais de um objeto, por exemplo. O labirinto aborda o "consumo demasiado de plástico" e suas consequências. Entre elas o comprometimento de corpos hídricos e até dos oceanos. A segunda etapa desse projeto será apresentada na 2ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.  Labirinto resultou em jogo instigante que pode ser acessado AQUI juntamente com mais informações sobre os projetos.

Ranna Ambrosio deixou Linhares, cidade do norte capixaba, para realizar no Instituto Federal Fluminense seu sonho de ser professora. "Iniciei engenharia civil e fiz até a metade do curso, mas sempre me vi como professora de matemática. Não foi muito planejado, mas aqui foi o melhor que aconteceu" (a realização do curso).

A estudante é bolsista do projeto Construção de materiais didáticos e propostas metodológicas, desenvolvido no Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática (LEAMAT) no campus. Participantes do X Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict) e do III Congresso Fluminense de Pós-graduação (CONPG), Ranna e sua orientadora, a professora Lívia Azelman, conquistaram o 1.º lugar na categoria de Ciências Exatas e da Terra, pela apresentação oral do trabalho “Uso da impressão 3D como auxiliar no processo de ensino e aprendizagem no IFFluminense". (Matéria ao lado).