CAMPUS CAMPOS CENTRO

Mestranda do MPET recebe homenagem por contribuição ao ensino

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 13/12/2021 21h43, última modificação 15/12/2021 10h28
Deferência foi feita pela Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes
Homenagem

Neila, que defenderá sua dissertação em fevereiro de 2022, ao lado de vereadores e gestores da subsecretaria pedagógica que participaram da formação continuada (Foto: Divulgação).

A professora Neila Ferreira da Silva de Jesus é mestranda do Curso de Mestrado Profissional em Ensino suas Tecnologias (MPET) oferecido no IFF Campus Campos Centro. Sua participação em curso de formação continuada - destinado a gestores da subsecretaria pedagógica da rede municipal de Campos dos Goytacazes - levou à homenagem feita por vereadores.

Neila explica que trabalhou com a temática do gestor reflexivo explorando questões como os desafios dos gestores escolares no contexto do ensino remoto emergencial e as possibilidades no cenário das atividades presenciais e hibridas (escalas de atendimento) para o ano letivo 2022. Para isso recorreu a resoluções, decretos e normativas federais, estaduais e municipais.

Para a atividade, a mestranda utilizou conceitos e discussões, que integram sua pesquisa de dissertação sob orientação do professor pesquisador do IFF Campos Centro André Fernando Uébe Mansur. Os temas são o Pensamento Complexo e questões como a necessidade de acolhimento das incertezas e subjetividades na educação.

Para Neila, trata-se de "algo muito necessário de ser discutido pelos gestores escolares, haja vista os incontáveis reflexos que a pandemia trará para o cotidiano das nossas escolas. E, com isso, a necessidade de recorrer a construção de estratégias não reducionistas e cartesianas para trabalhar essas demandas e conflitos igualmente incertos, desconhecidos e subjetivos".

Na cerimônia, organizada pela subsecretaria e a câmara no início deste mês, também houve homenagem a outros oito formadores, entre eles a também professora do IFF, Bianca Isabela Acampora e Silva Ferreira. Além de vereadores também participaram, o secretário de educação do município Marcelo Feres, o subsecretário Frederico Tavares Rangel e coordenadores do núcleo de gerenciamento responsável pelo acompanhamento dos gestores educacionais do município.

Para o professor André Uébe, coordenador do MPET, os anos de 2020 e 2021 representam grandes desafios para todas as áreas por conta da pandemia de Covid-19. E, neste momento, o fato de sua orientanda ter seu trabalho reconhecido antes mesmo da defesa "é uma satisfação muito grande e mostra o valor, o quanto o Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias por meio de seus discentes tem feito a diferença na sociedade. É um orgulho para toda a instituição, a expressão desse resultado que é esse reconhecimento público dado a Neila pela câmara."