CAMPUS CAMPOS CENTRO

Licenciatura em Teatro

Estudantes e professora mesclam teatro e audiovisual em trabalho acadêmico

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 14/05/2021 18h54, última modificação 17/05/2021 11h15
Com a pandemia, "projeto do espetáculo teve que ser totalmente alterado e readequado para uma proposta híbrida”.
Teatro

A Licenciatura em Teatro, oferecida no Campus Campos Centro do IFFluminense, apresenta ao público sua capacidade de reinvenção em plena pandemia da Covid-19 (Novo Coronavírus). Alunos que estão concluindo o curso levaram para a linguagem audiovisual e a internet a encenação que normalmente é pública e destinada à comunidade. No primeiro momento de Atividade Pedagógica não Presencial (APNP) estudantes e a professora Mônica Mesquita, orientadora da disciplina Montagem Teatral, iniciaram "uma proposta híbrida que mescla elementos do teatro e do audiovisual”.

Ela conta como o desafio foi superado coletivamente num momento de grandes dificuldades da pandemia: "Os trabalhos foram feitos em casa de forma remota, em um curto espaço de tempo e sem muita estrutura, o que foi um grande desafio. Gravado via plataforma zoom, com pessoas em várias cidades e estados diferentes e usando apenas o celular dos estudantes. O resultado do período anterior está disponível no Youtube" (Veja AQUI)

Na fase atual das aulas remotas, chamada de Fase-3, a professora e uma outra turma de formandos partiram para "uma proposta ainda mais ousada", com um “game-experimento-cênico” resultando na obra Tetro Decomposto.
   - O trabalho teve como base o texto original do romeno Matéi Visniec. Partindo da obra de Visniec, o experimento cênico digital da montagem foi desenvolvido em praticamente dois meses. O teatro por si só já é um jogo cênico. A proposta do grupo teve como referências as narrativas digitais de games eletrônicos e a associação entre arte e tecnologia digital. Desta forma, o público (ou espectador) é o condutor da narrativa e pode criar diferentes possibilidades para assistir - detalha a professora.

O resultado do trabalho “Teatro Decomposto”, o portfólio da equipe, bem como os relatos da experiência podem ser conferidos AQUI
   Veja AQUI teaser do espetáculo