CAMPUS CAMPOS CENTRO

Na prática

Estudantes de Engenharia Elétrica e Eletrotécnica realizam visita técnica

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 26/07/2017 12h19, última modificação 27/07/2017 11h41
Grupo está em maratona de visita a indústria, realizando minicurso oferecido por empresa e também participando de Feira Internacional.
Visita Técnica

Os estudantes em visita a CM Comandos, onde fizeram um minicurso com certificação.

O grupo saiu do Campus Campos Centro às 7 horas manhã de segunda-feira, 25/07, para as visitas a serem realizadas no estado de São Paulo. Na terça-feira pela manhã os estudantes e professores conheceram a CM comandos Lineares, fabricante de nobreak. Na fábrica, foi oferecido um mini curso, com duração de duas horas, para os estudantes e com emissão de certificado.

Os alunos são dos cursos de Engenharia Elétrica e Eletrotécnica Concomitante Integrado e Proeja. Ao todo são 43 estudantes e dois professores: Gevaldo Matta e William Barreto. Ainda na terça-feira, houve visita à Feira Internacional de Eletroeletrônica (FIEE 2017).

De acordo com os organizadores a FIEE 2017 A "recebe os grandes players do mercado e suas inovações em elétrica, eletrônica, energia e automação criando um ambiente fértil para negócios, networking e novas oportunidades. Além disso, promove com curadoria da ABINEE, o ABINEETEC, um programa de conteúdo técnico mais de 90 horas oferecidos gratuitamente em forma de painéis de debates, palestras e exposições técnicas voltadas para você que busca inovação e atualização profissional".

Um dos estudantes do 5º período de engenharia elétrica deu o seguinte depoimento, enviado pelo professor Gevaldo, no whatsapp: "tivemos a oportunidade de na FIEE ter contato com alguns equipamentos que já são tendência no mercado e alguns outros que estão sendo lançados, como transformadores de corrente, de tensão, de potencial, novas malhas de aterramento, entre outros equipamentos de eletrônica. Nessa feira a gente teve algumas ilhas de automação, eletrônica, eletrotécnica e sustentabilidade. Tivermos oportunidade de conversar com algumas empresas do exterior e ver equipamentos importados, que são usados no Brasil".

O último compromisso da agenda montada pelas coordenações dos cursos foi uma visita a hidroelétrica Henry Borden, em Cubatão. Um dos estudantes participante da visita disse, em depoimento ao professor Gevaldo, que "a gente pôde andar pela usina e conhecer as turbinas e o grupo gerador deles. A usina se divide em duas partes - uma dentro de uma caverna, inclusive - e a outra que é aberta. A gente pode conhecer os procedimentos sobre a geração de energia, para onde ela vai e sobre a importância histórica dessa usina. Foi muito enriquecedor para nossa vida acadêmica, para nossos estudos".