CAMPUS CAMPOS CENTRO

Visita Técnica

Estudantes vibram com oportunidade de conhecer processo industrial da Vale

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 31/10/2018 13h10, última modificação 31/10/2018 13h10
Estudantes dos cursos de Tecnologia em Manutenção Industrial e Engenharia de Controle Automação.
Vale

O grupo na recente visita feita à empresa.

O grupo foi conduzido por funcionários da empresa Vale complexo de Tubarão e do Museu Vale. A visita técnica foi acompanhada pelas professoras Bianca Araújo e Carla Priscila Freitas. Na empresa, os estudantes constataram o processo industrial do beneficiamento de minério extraído de minas. Um deles é a importante produção de pelotas.

De acordo com a Vale ,"Pelotas são pequenas bolinhas de minério de ferro usadas na fabricação do aço. Elas são feitas com uma tecnologia de processamento térmico que utiliza os finos gerados durante a extração do minério, que antes eram reservados por não terem aplicação direta na siderurgia. A essa tecnologia de produção se dá o nome de pelotização". Ao retornarem, os estudantes fizeram uma avaliação muito positiva da oportunidade de conhecer a Vale.

João Vitor de Carvalho Mota diz que aproveitou os detalhes técnicos: "conhecemos o processo de pelotização do minério de ferro e a preocupação com o meio ambiente. Pudemos nos aprofundar também na história do transporte do minério de ferro, desde o começo da empresa até os dias de hoje, aprofundando e agregando ainda mais nossos conhecimentos."

Para Luis Felipe Soares Barreto a visita foi bem planejada: "Gostei bastante! Foi bem organizada. Conseguimos aprender mais sobre a história e a parte operacional da empresa".

Considerado o maior produtor de pelotas do mundo, o Complexo de Tubarão ocupa uma área física de 14 mil km2. Por lá estão instalados o maior pátio ferroviário da América Latina e oito usinas de pelotização da empresa, que juntas produzem mais de 20 milhões de toneladas por ano.

"Grandiosa experiência, a possibilidade de visitar uma empresa de alto porte enriquece o conhecimento e aumenta o desejo de ingressar no mercado de trabalho", relata o estudante Emerson Cardozo da Silva.

Cultural - Além do olhar para os processos industriais, os estudantes também visitaram o museu Vale, localizado em Vila Velha, na Antiga Estação Ferroviária Pedro Nolasco. Um espaço de preservação e difusão dos registros que contabilizam mais de cem anos de história da construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas. O Museu Vale tornou-se um centro de excelência de mostras de arte contemporânea, através de um espaço dedicado a exposições de artistas consagrados e jovens talentos, além de promover o intercâmbio, reflexão sobre a arte e de sensibilização de novos públicos.