CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Arquitetura e Urbanismo

Expectativa para realização do XV Enepea

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 12/11/2020 16h37, última modificação 16/11/2020 11h03
Presidente da Comissão Organizadora e diretor de pesquisa falam sobre importância do evento.
XV Enepea

Parte da área externa do Campus Campos Centro do IFF (Ascom)

   O diretor de Pesquisa do Campus Campos Centro, Jonivan Coutinho Lisboa, destaca o fato de o Instituto Federal Fluminense (IFF) estar recebendo este ano o evento, sendo a primeira vez em um IF, instituição por ele vista como plural, assim como o Enepea. "A gente fica muito feliz por ter esse marco. A nossa instituição, situada em Campos dos Goytacazes tem mais de oito mil alunos e quase 40 cursos em vários níveis."

   Jonivan comenta também que o Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo "se insere em um itinerário interessante de verticalização", pois o campus tem cursos técnicos nas áreas de construção civil, edificações e estradas. Vários alunos fazem a graduação em arquitetura e existe a possibilidade também de o aluno egresso da graduação cursar uma pós-graduação latu sensu e uma pós-graduação stricto sensu, um mestrado. Hoje temos um doutorado em engenharia ambiental que tem afinidades com algumas áreas estudadas em nosso curso de arquitetura. É a verticalização em cinco níveis!"  

   Objetivos - De acordo com os organizadores, o XV Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil reúne professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós graduação, interessados no desenvolvimento de práticas e discussões sobre ensino, pesquisa, extensão e projeto na área do paisagismo. Seu tema central, Rupturas ou continuidades?, insere várias reflexões como menciona a professora Danielly Cozer Aliprandi, presidente da comissão organizadora. 

   Entre outros objetivos, o XV Enepea refletirá sobre a atuação profissional, incluindo planejamento e gestão da paisagem. Fomento da discussão sobre o papel do paisagismo na formação do arquiteto; promover a discussão sobre novas tecnologias e abordagens multidisciplinares; discutir a importância da relação ensino, pesquisa e extensão na formação do arquiteto paisagista; aprofundar discussões sobre organização urbana, sistema de espaços livres, apropriação e gestão dos recursos naturais e construídos; 

   Danielly lembre que o núcleo de pesquisas “Ateliê de Pesquisas da Paisagem” (APPA) responde pela organização do evento em 2020. Pretende-se levar visibilidade à região Norte Fluminense. "É a primeira vez que um Instituto Federal sedia um evento como este, o que colabora na valorização dessas instituições importantes no desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da inovação no Brasil. O XV Enepea será de grande relevância para o fortalecimento dos seus cursos, em especial o recém-criado Mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias."

   Veja AQUI a programação e outras informações.