CAMPUS CAMPOS CENTRO

MAIS SEGURANÇA

Faixa de pedestre e ponto de ônibus em nova portaria do IFF Campos Centro

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 12/06/2019 15h33, última modificação 13/06/2019 13h21
A Prefeitura de Campos dos Goytacazes anunciou que irá colocar educadores de trânsito após a inauguração da portaria prevista para setembro e estuda instalar um ponto sustentável no local.
Nova portaria do IFF Campos Centro deve ser inaugurada em setembro

O presidente do IMTT, Felipe Quintanilha, e o diretor-geral do IFF Campos Centro, Carlos Alberto Henriques, se reuniram para acertar a sinalização de trânsito com a nova portaria.Foto: Rakenny Braga

A instalação de uma faixa de pedestre e o deslocamento do ponto de ônibus, que ficarão na frente da nova portaria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) Campus Campos Centro, na avenida 28 de Março, foram anunciados pelo presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes da Prefeitura de Campos, Felipe Quintanilha.

O anúncio aconteceu nesta segunda-feira, dia 11 de junho, após reunião com o diretor-geral do IFF Campos Centro, Carlos Alberto Henriques, que solicitou a sinalização e a possibilidade de instalação de um semáforo ou quebra-molas próximos ao local.

De acordo com o diretor-geral, a portaria é uma medida para trazer mais segurança e evitar que os alunos se desloquem, principalmente à noite, até o ponto de ônibus.

Quintanilha disse que a prefeitura estuda instalar um ponto sustentável com rampa de acesso a cadeirantes, teto verde, que ajuda a amenizar o calor, e pontos de recarga de celular.

“A portaria surge para dividir o fluxo (de veículos) com a (rua) Barão (da Lagoa Dourada) e obviamente para auxiliar na questão da segurança, que é primordial. Só que toda intervenção de fluxo em uma via expressa como a (avenida) 28 de Março a gente evita travessias que não sejam em locais com semáforo. Como já tem o cruzamento da Barão, que é imprescindível para cidade, não tem como deslocar nem ter redutor de velocidade nem semáforo em frente à portaria que estará a 150 metros da esquina”, disse.

E prosseguiu: “A portaria será exclusivamente para pedestres. O fluxo de veículos permanece na Barão na portaria existente. Mas, como terá uma (nova) saída, a gente vai fazer a sinalização horizontal e vertical, que é a colocação de faixa de pedestre, placa da faixa, de ‘reduza em frente à escola’ e a travessia em todo trecho da 28 de Março nas duas pistas. Vamos deslocar o ponto de ônibus que tem hoje e está mais próximo da esquina da Barão para mais próximo da portaria, buscando melhorar esse ponto. Mas a travessia da 28 de Março a gente entende que precisa permanecer onde tem o semáforo.”

Educadores de trânsito – O presidente do IMTT afirmou que colocará educadores de trânsito para orientar motoristas e pedestres. “Assim que for inaugurada a portaria, vamos fazer um trabalho com os nossos educadores de trânsito para poder proibir a parada de carro na 28 de Março”, disse.