CAMPUS CAMPOS CENTRO

Goleada no futsal marca participação do IFF Campos Centro em jogos

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 08/06/2022 16h24, última modificação 08/06/2022 17h57
Etapa intercampi vai definir os representantes de Campos dos Goytacazes em jogos regionais do IFF.
Jogos Intercampi

O ataque do IFF Campos Centro (camisa branca e vermelha) em ação (Foto: Antonio Barros)

Depois de dois anos sem jogos presenciais, as dependências esportivas do IFF Campus Campos Centro receberam nesta quarta-feira, 08 de junho, equipes do IFF Campus Campos Guarus do Instituto Federal Fluminense para disputas nas modalidades de xadrez, tênis de mesa e futsal. Esses jogos marcam o início das competições nos Jogos Intercampi do IFF (JINIFF). Neles, os campi foram agrupados em núcleos para facilitar a logística. O Campos Centro integra um núcleo que originalmente reuniria o Campus São João da Barra e o Guarus, mas o sanjoanense não participará dessa vez.

Dedicação - A partida de futebol de salão (futsal) entre Centro e Guarus lembrou o tempo anterior à Pandemia de Covid-19, quando a comunidade do campus se dirigia para uma das quadras internas para ver um jogo. O público vivenciou o reencontro no esporte e foi contemplado com uma partida bem disputada, mas marcada pelo placar generoso a favor do anfitrião: 8 a 0. No sábado, dia 11 de junho, os dois times voltam a se encontrar para uma nova partida, dessa vez no Campus Guarus.

Um dos jogadores do campus, o estudante Ernandes Tavares Neto, do 3º ano do Curso Técnico em Automação Industrial, fez um resumo do resultado: "Fruto de um trabalho que a gente vem fazendo, treinando duas vezes por semana, três horas direto. Então, chegar e olhar parece muito fácil, mas tem de parabenizar o treinador, que está fazendo um grande trabalho, e a equipe que está querendo. Está chegando todo mundo junto, querendo aprender. No final, foi esse resultado aí. Queria agradecer a todo mundo que compareceu!"

O estudante do 7º período da Licenciatura em Educação Física e técnico do time, Gabriel Farias, destaca por sua vez o empenho da equipe: "os meninos têm se dedicado bastante. A gente tem conseguido colocar em quadra o que pensa. O primeiro tempo foi muito bom, mas no segundo caiu, só que eles têm trabalhado muito!"

Emoção - O professor André Gonçalves Dias, coordenador da Educação Física no IFF Centro, disse que é "interessante ver tanta gente retomando - os alunos de Guarus (subdistrito central de Campos dos Goytacazes) - depois de tantas incertezas, fiquei emocionado!" As modalidades xadrez e tênis de mesa foram disputadas e concluídas nesta quarta-feira. No vôlei, as partidas serão nos dias 10 de junho (Campus Centro) e 11 de junho (IFF Guarus), às 17 horas.

Além dessas modalidades, integram o JINIFF: atletismo, basquete, handebol, judô e natação. Dos jogos sairão os representantes do núcleo com a composição das equipes em cada modalidade. Com possibilidade de serem realizados em agosto, os jogos regionais do IFF, por sua vez, apontarão as equipes que representarão o Instituto nos Jogos das Instituições Federais de ensino (JIF) Regional, com data prevista para setembro deste ano.

André destaca o apoio da gestão do campus para a participação do IFF Centro nos jogos. "Espero darmos conta de tudo! Sempre tivemos muito apoio da Direção Geral para realizarmos o trabalho", enfatiza ele.