CAMPUS CAMPOS CENTRO

Docência

Grupo Focal reúne licenciandos para debate sobre os saberes docentes

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 10/05/2019 19h16, última modificação 13/05/2019 11h39
Objetivo do grupo é fazer com que os estudantes se encontrem, dialoguem, ouçam diversas opiniões e reflitam sobre suas concepções .
Saberes Docentes

Estudantes no encontro que fecha uma etapa da pesquisa.

O grupo focal investiga "como os licenciandos vêm construindo seus saberes docentes nesse momento da formação inicial.", explica a professora responsável pelo projeto, Christiane Menezes. "Claro, a gente sabe que a formação inicial é um momento, a formação continuada também é muito importante, assim como outros saberes advindos de uma gama de diários, mas a gente quer saber, nesse momento, como essa formação inicial tem contribuído na construção desses saberes", reitera ela. Antes da montagem do grupo, os alunos finalistas das licenciaturas do campus participaram respondendo a um questionário voltado para esse objetivo. "A partir de uma análise previa desses questionários, a gente montou o grupo focal."

- Foi um dia incrível. Se não fosse o grupo focal, dificilmente estaríamos juntos numa sala com diversas perspectivas discutindo sobre e refletindo sobre a profissão docente. O projeto tem sido muito edificante, tem nos incentivado muito para a formação continuada. Acredito que ele (o grupo) tem sido fundamental para quebrar o paradigma de que o professor não é pesquisador, já que uma vez enquanto vida acadêmica e num curso de graduação a gente faz pesquisa o tempo todo. Tem sido uma oportunidade que acredito que todos os alunos deveriam passar dentro da universidade. - comenta a bolsista Luiza Rodrigues, aluna do 6° período da Licenciatura em Geografia.

O fechamento da primeira fase do projeto está previsto para o final de julho. A professora Christiane Menezes pretende divulgar os resultados para os alunos das licenciaturas, para as coordenações e comunidade do Instituto. A gente entende uma premissa que é central: dar voz aos sujeitos  a quem se destinam as políticas públicas. E foi um debate muito enriquecedor, com certeza. A gente está fechando a pesquisa agora, a proposta é dar continuidade no próximo ano", planeja a docente.