CAMPUS CAMPOS CENTRO

Educação Física

I Fórum de Educação Física Escolar e Esportes do IFFluminense

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 10/05/2019 11h30, última modificação 10/05/2019 14h36
Evento reúne professores de educação física de diferentes estados, visando a construção de um currículo comum para Educação Física dos Institutos Federais.
I Fórum de Educação Física

A primeira atividade do evento foi realizada antes da abertura oficial (Foto:Raphaella Cordeiro)

A programação começou com a imersão com docentes da Educação Física na tarde dessa quinta-feira, 09 de maio. O professor Gabriel Marques, um dos representantes da Câmara de Esportes e Lazer do IFFluminense, e professor de Educação Física do Campus Quissamã, explica como o segmento está trabalhando para buscar novas abordagens no ensino da educação física no Instituto: "A gente tem se reunido desde o início do ano, não só para pensar nossa atuação com as equipes desportivas, mas também para começar a pensar uma proposta curricular para educação física no ensino médio do Instituto Federal Fluminense".

Por sua vez, ao falar na abertura da primeira atividade do Fórum, o professor Juliano Daniel Boscatto (IFSC - Campus São Miguel do Oeste), comentou que "hoje um dos principais desafios que encontramos é a integralização curricular, visto que vivemos um ensino fragmentado".

Fundamentalmente, o fórum surge pra gente pensar internamente, visando uma construção de um currículo em comum para Educação Física dos IFs da nossa região. Nós temos 13 campi e muitas vezes o diálogo entre eles não acontece, então vamos promover algo em comum para balizar a Educação Física no Ensino Médio Integrado. A ideia é juntar as propostas que existem em cada um dos campi e pensar a Educação Física  acrescenta Gabriel.

Aberto ao público - Embora realizado no IFF, o Fórum é aberto à comunidade. Foram convidados as faculdades particulares da região, a Licenciatura em Educação Física do instituto, os professores do IFF, e demais professores que atuam na rede pública e privada da região. Os participantes presentes levantaram questionamentos, contribuições e foi um espaço aberto de trocas e interações.

A programação do primeiro dia contou ainda com as contribuições dos professores Daniel Teixeira Maldonado (IFSP/ Campus São Paulo). Ele e o professor Juliano Boscatto trouxeram suas experiências e narrativas de construção pedagógica nos institutos que atuam. A iniciativa do evento parte da Câmara de Esportes e Lazer do IFFluminense.

O professor Gabriel Marques pontua ainda que "a gente vive numa sociedade que tem uma divisão social do trabalho. Muitas vezes, há uma valorização do conhecimento intelectual em detrimento do conhecimento corporal.Na escola, muitas vezes, a educação física fica relegada ao segundo plano. Só que pra gente mudar isso depende também do nosso protagonismo", destaca.

De acordo com o representante da Câmara de Esportes e Lazer, "a educação física tem também a sua ementa, seu planejamento, seus objetivos e seus conteúdos; são elementos da cultura corporal: a gente pode trabalhar com esporte, obviamente, mas também tem ginástica, luta, jogos, atividades de aventura, etc. Além de estar em constante diálogo com temas transversais, como o combate ao preconceito, o respeito às diferenças, a ética, o trabalho em equipe, diversos valores".

Nesta sexta-feira, 10 de maio, acontece uma nova imersão com docentes da educação Física, com a presença dos professores Gilmar de Almeida (Uninorte/PAR) e José Porfírio (IFMG/ Campus Ouro Preto), seguida da mesa-redonda "Esporte como ferramenta formativa dos alunos na rede Federal", às 19h, no Auditório Cristina Bastos.