CAMPUS CAMPOS CENTRO

AGRICULTURA FAMILIAR

IFF Campos Centro abre chamada pública para comprar mais de 100 toneladas em alimentos

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 24/09/2019 15h51, última modificação 02/10/2019 20h45
Os interessados devem apresentar documentação para habilitação e proposta de venda até 9 de outubro, às 17h, no Protocolo do campus.
Agricultores familiares vão fornecer alimentos durante um ano.

Alimentação dos alunos no refeitório do IFF Campos Centro. (Foto: Rakenny Braga)

A direção-geral do Campus Campos Centro, do Instituto Federal Fluminense (IFF), abriu chamada pública e irá receber até 17h do dia 9 de outubro propostas de agricultores familiares que queiram vender seus produtos, frutas, folhas e verduras para a alimentação dos alunos. Os interessados devem apresentar a documentação estabelecida no edital e o preço de venda de seus alimentos no Protocolo do campus.

O contrato com agricultores familiares será de um ano. Segundo o edital, o valor total máximo empregado será de R$ 725.361 para compra de mais de 100 toneladas de frutas, verduras, folhas, leguminosas e queijos, além de 40 mil unidades de iogurte e 4 mil dúzias de ovos. A definição dos preços dos alimentos se baseou em três pesquisas feitas no mercados local e regional.

Para participar, é preciso atender o que estabelece a lei 11.326/2006. Entre as exigências estão: o agricultor precisa comprovar que não é proprietário de uma área maior que quatro módulos fiscais. Em Campos dos Goytacazes, São João da Barra e Quissamã, por exemplo, essa medida de propriedade rural equivale a 48 hectares, segundo dados da Embrapa; a mão-de-obra na produção dos alimentos precisa ser predominantemente da própria família, que precisa também participar da gestão do empreendimento; e parte da renda seja originada do negócio familiar.