CAMPUS CAMPOS CENTRO

OMIF

IFF Campos Centro sedia 2ª Olimpíada da Matemática dos Institutos Federais

por Vitor Carletti / Comunicação Social Campus Campos Centro publicado 19/09/2019 14h01, última modificação 20/09/2019 14h45
A prova da 2ª fase da OMIF será aplicada na sexta-feira e dos 192 campi credenciados a participar 158 confirmaram presença.
Olimpíada da Matemática dos Institutos Federais acontece pela primeira no IFF Campos Centro

Professores acolhem os alunos antes da prova da Olimpíada da Matemática. (Foto: Rakenny Braga)

A etapa nacional da 2ª Olimpíada da Matemática dos Institutos Federais (OMIF) será realizada neste ano no Campus Campos Centro, do Instituto Federal Fluminense (IFF) entre os dias 20 a 22 de setembro. O evento irá reunir 320 alunos de 15 a 18 anos, 180 professores e 202 voluntários dos institutos federais do Brasil.

A prova será aplicada na sexta-feira, dia 20 de setembro, das 15 às 17h30 e terá cinco questões discursivas com conteúdo de matemática de nível médio. Uma banca de três professores fará a correção da avaliação e a média aritmética das notas será o resultado final. Às 19h, será feita a cerimônia de abertura da OMIF.

O professor de Matemática do IFF Campos Centro Alex Barbosa explicou que o conteúdo da prova é secreto. As questões foram sugeridas pelos professores dos institutos por meio de um edital e uma banca escolheu as cinco melhores para compor a prova da fase nacional da OMIF.

“Temos (as categorias) 10 medalhas de ouro, 20 de prata, 30 de bronze e 40 de menção honrosa como premiação. Os 100 melhores alunos serão premiados”, disse.

No sábado, dia 21 de setembro, de 8 às 17h serão oferecidas oficinas aos alunos. Depois, a Athética IFFênix fará eventos esportivos com os estudantes. Às 21h, segundo Alex, será exibido um filme para os candidatos da OMIF e uma palestra aos professores. “Enquanto isso, as provas serão corrigidas”, detalha.

No domingo, pela manhã, acontece a cerimônia de premiação dos alunos.