CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Mulheres

IFF Campus Campos Centro terá Polo do Programa Empoderadas

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 14/03/2023 16h45, última modificação 14/03/2023 17h38
A parceria foi firmada com o Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade (Nugedis) do campus. O Polo entrará em atividade no dia 24 de março, às 14 horas.
Empoderadas

Arte: Cilmara Pereira da Silva (Bolsista do Projeto Vivência do Design na Ascom)

   As meninas e mulheres da comunidade interna e externa poderão se inscrever gratuitamente para às aulas que acontecerão no Ginásio de Esportes Fernando Duncan, na chamada Sala de Espelho. Elas serão ministradas pelos profissionais Roberta Menezes, Paula Cristina e Ricardo Rocha - treinados em segurança feminina. No dia 24 de março, haverá uma aula de apresentação, após a cerimônia de inauguração do Polo.
   O Empoderadas é um programa idealizado pela ex-atleta e especialista em segurança feminina, Erica Paes e está ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Uma das propostas da iniciativa é oferecer "técnicas esportivas de prevenção e enfrentamento à violência contra mulheres". O Polo do Instituto será o segundo em Campos dos Goytacazes.
   Expectativa - Quando conheceu o Programa, a coordenadora do Nugedis, a servidora do IFF Ivanisy Amaral Capdeville, achou interessante buscar uma parceria visando oferecer às estudantes, servidoras e prestadoras de serviço do campus duas habilidades: noções de auto defesa e de como se portar na rua. Quando deixam o campus, os estudantes e, em especial, as estudantes, passam a não contar com a estrutura de segurança interna, como câmeras e vigilância. Ivanisy comenta: "No programa, as alunas são capacitadas sobre situações de risco que ocorrem no cotidiano e não nos damos conta. Como, por exemplo, usar o telefone e fone de ouvido na saída da escola e, por isso, não perceber a aproximação de um abusador". Durante a instrução que recebem, as participantes são alertadas sobre o uso de telefones na rua e a atenção com lugares e pessoas, por exemplo.
   As aulas acontecerão duas vezes por semana na Sala de Espelhos, que já conta com uma estrutura apropriada para a prática de artes marciais. Ivanisy fala de sua expectativa com o projeto, que poderá atender muitas mulheres: "O Brasil ocupa uma posição preocupante no ranking mundial de violência contra meninas e mulheres. A mudança desse cenário, fomentado pela desigualdade de gênero, deve ser entendida como compromisso de todos nós. A metodologia do Empoderadas vai além de uma prática esportiva. Além de técnicas de autodefesa, o Programa oferece apoio jurídico, psicológico e social".