CAMPUS CAMPOS CENTRO

IFF tem equipes vencedoras na 3ª etapa do JIFETS 2019

por Chaeny Gama/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 11/07/2019 19h56, última modificação 17/07/2019 15h28
Em agosto, o Campus Campos Centro sediará a penúltima fase dos jogos.
JIFETS

Professores e estudantes atletas do Campus Campos Centro (Divulgação)

Equipes femininas e masculinas de vôlei e de xadrez do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFF) Campus Centro venceram seus jogos da terceira etapa dos XXVII Jogos das Instituições Federais de Ensino Tecnológico da região Sudeste (JIFETS) disputados nos dias 6 e 7 de julho.

A etapa foi realizada no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). A equipe feminina de vôlei ficou em terceiro lugar, enquanto os outros times do campus levaram o primeiro lugar em cada modalidade.

Jogadora de xadrez, Ana Carolina Saul, de 17 anos, é estudante do 3º ano do  Edificações Integrado. Ela conta que essa foi a segunda participação nos jogos: "O primeiro foi em 2017 e eu fui pelo vôlei. Por coincidência, tanto as modalidades disputadas em 2017 quanto agora em 2019, foram vôlei junto com xadrez", lembra. Dessa vez, a atleta integrou a equipe feminina de xadrez e ressalta a importância dessa experiência na sua formação pessoal e profissional:

"As competições esportivas do IFF têm muita importância pra mim e para os outros alunos. A gente cresce muito como pessoa, aprendendo a lidar tanto com a vitória quanto com a derrota. Além de fazer muitas amizades com outras pessoas do nosso campus e também dos institutos por todo o sudeste." Ela garante: "Todo esporte ajuda a gente a aprender a trabalhar em equipe e a colaborar uns com os outros."

O JIFETS é a competição mais antiga da rede federal de ensino técnico. "São 27 anos ininterruptos, todo ano tem. Já tivemos uma participação maior, com mais escolas, mas atualmente só temos cinco campi participantes com equipes", aponta o coordenador de Educação Física, André Peixoto. São estes: IFF Campus Campos Centro, IFSP, CEFET-MG Campus Belo Horizonte, CEFET- MG Campus Araxá; e IFMG Campus Ouro Preto.

Percurso do  27º JIFETS

Esta é a terceira etapa do JIFETS no ano. "Esses jogos são sediados em cinco escolas, cada uma sedia uma modalidade. A gente (coordenadores que formam a comissão organizadora) faz uma reunião no início do ano e outra no final. A do início do ano é pra acertar o calendário, definir as datas e que modalidade vai ser sediada por qual grupo de escola", explica André Gonçalves Dias.

1ª etapa: realizada em abril, no IFMG Campus Araxá. Modalidades competidas: futebol de campo masculino e feminino. O Campus Centro levou somente o time masculino, que ficou em terceiro lugar;

2º etapa: realizada em junho, no CEFET-MG Campus Belo Horizonte, com as modalidades basquete e de atletismo. Dessa vez, o Campus Centro não pôde levar equipes por falta de recursos. "Infelizmente fomos só eu e o professor Carlos Boynard pra poder participar das reuniões do comitê organizador, realizadas a cada etapa", aponta o coordenador;

3ª etapa: realizada em julho, no IFSP, com as modalidades vôlei e xadrez. Com o melhor resultado do ano até então. O Campus Centro ficou terceiro lugar no vôlei feminino e primeiros lugares no volêi masculino e xadrez feminino e masculino;

4ª etapa: será no IFF Campus Centro, de 02 a 06 de Agosto, onde serão disputadas as modalidades de handebol, vôlei de areia e natação;

5ª etapa: a última no ano será disputada em novembro, no IFMG Campus Ouro Preto, com os desportos futsal e tênis de mesa.